Programa de Posse Responsável divulga período de cadastro dos animais

02/08/2011 08:24

A Coordenação do Programa de Posse Responsável em Teresina informa que, de 8 de agosto à 6 de outubro, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, reiniciará o cadastro de cães e gatos por seus donos para cirurgia de esterilização nas dependências da Recepção do Hospital Veterinário Universitário. Será necessária a apresentação da seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência (conta de luz ou água) com comprovação da carência sócio-econômica.

O programa, que inclui ações envolvendo posse responsável de cães e gatos, tema importante e atual na sociedade brasileira, iniciou suas atividades em maio de 2011. Desde então, as pessoas que cadastraram seus animais vêm sendo contactadas por telefone para comparecimento com seu animal no dia da cirurgia (em geral, nos domingos de manhã).

A posse responsável está sendo desenvolvida no Hospital Veterinário Universitário da UFPI por equipe composta de docentes, residentes, médicos veterinários autônomos e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. Estão sendo realizadas palestras e apresentação de vídeos sobre a posse responsável de cães e gatos e a castração cirúrgica gratuita de cães e gatos, machos e fêmeas, a partir de três meses a dez anos de idade, de proprietários com carência sócio-econômica.

As cirurgias são realizadas sob a responsabilidade de equipes cirúrgicas chefiadas por um médico veterinário professor da UFPI. Os animais resgatados e mantidos no abrigo da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) e das pessoas que adotaram animais da Entidade têm também sido castrados pelo Programa.