Departamento de Enfermagem realiza Cerimônia da Lâmpada

02/08/2011 08:00

Na manhã desta segunda-feira (1º), o Departamento de Enfermagem promoveu uma aula inaugural no Auditório Carlota Lina, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento, que tem o objetivo de introduzir os calouros ao curso, contou com a presença de professores, alunos de graduação e do Programa de Mestrado, além dos servidores.

Segundo a chefe de Departamento de Enfermagem, Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo, a solenidade de acolhimentos dos calouros é a oportunidade de fazer com que os alunos conheçam as pessoas que fazem parte do curso de Enfermagem. "Essa é uma maneira de fazer com que os calouros interajam com professores, alunos veteranos, além de mostrarmos nosso projeto pedagógico", explicou.

Após a apresentação de boas-vindas, houve a Cerimônia da Lâmpada, na qual um aluno graduando entrega a lâmpada, símbolo da Enfermagem, a um aluno novato. Esse ritual é realizado em quase todas as escolas de Enfermagem e sinaliza o sentido de vida do profissional da área.

"A lâmpada surgiu com Florece Nightingale, tida como a precursora da Enfermagem Moderna, na época da Guerra da Crimeia (1853-1856). Florence utilizava uma lâmpada para iluminar o quarto dos soldados feridos e melhorar o ânimo deles, para que eles soubessem que tinha alguém cuidando deles", relatou a professora doutoranda Ana Maria Santos. Nesse semestre, o aluno João Vítor entregou a lâmpada para a caloura Bianca, no ritual que simboliza transmissão de conhecimento e cuidado.

Durante a aula inaugural, foi realizada, ainda, uma palestra para mostrar atuação da Enfermagem na Atenção Básica com vista a conquista do "Envelhecimento Saudável", proferida pela Enfermeira Ms. Maria do Ó Cunha, com. O evento contou ainda com distribuição de folders informativos sobre o curso de Enfermagem.

A professora Drª Maria Helena Barros Luz destacou aos novos alunos, durante o evento, que a formação não se conclui com a graduação. "É preciso estar organizado e buscar novas formas de atualização. É por isso que o Mestrado em Enfermagem da UFPI é uma realidade, assim como o Doutorado Interinstitucional (DINTER), promovido pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, em parceria com a UFPI e Universidade Federal da Paraíba", relatou. O próximo passo é, para a docente, criar o Doutorado Institucional a partir da experiência com o DINTER.