UFPI apoia caminhada de conscientização sobre a doença de Crohn

28/07/2011 14:40

Doença crônica de causa ainda desconhecida, a doença de Crohn figura como um assunto desconhecido no imaginário de muitas pessoas. No entanto, com o intuito de popularizar quais os sintomas, bem como as formas de tratamento da doença, a Associação dos Portadores de Doenças de Crohn e Retocolite Ultracerativa (ACRONN-BR) realizará a 5° caminhada em apoio à causa.

O evento, por sua vez, conta com a parceria da Universidade Federal do Piauí, a qual disponibiliza atendimento gratuito para pacientes acometidos pela doença, vindos de várias estados do Nordeste.

A caminhada está prevista para acontecer no dia 25 de setembro, data que representa o dia mundial de combate à doença, sendo debatida em várias partes do mundo. Na última caminhada realizada na capital, cerca de 200 pessoas compareceram ao evento.

Este ano, a organização espera que o público aumente consideravelmente, pois além da caminhada, também serão realizadas manifestações culturais diversas. A concentração começa às 7h na Igreja São Benedito, devendo seguir até o Auditório da Assembléia Legislativa.

Segundo o professor da UFPI e gastroenterologista José Miguel Parente, cerca de 400 pessoas são acometidas pela doença no Piauí, porém, esse número tende a crescer, já que muitas pessoas ainda desconhecem as causas da doença. "O tratamento, todavia, também é algo preocupante, pois tem um alto custo e os remédios responsáveis pelo seu controle nem sempre estão disponíveis", esclarece José Parente.

Equipe multiprofissional da associação

Universidade disponibiliza atendimento gratuito

Por meio de uma parceria com a UFPI, a qual é a única instituição do Estado que proporciona o tratamento de forma gratuita, a associação dos portadores da doença consegue assistir cerca de 220 pessoas. Estas são acompanhadas por meio de consultas médicas e tratamento a base de medicamentos específicos.

Moacir Ferreira, médico e ex-presidente da ACRONN-BR, ressalta que o atendimento prestado pela equipe advinda da instituição é de suma importância. "A partir do momento que a associação começou a prestar assistência aos pacientes, a qualidade de vida destes melhorou muito. Pois além de contar com o apoio de profissionais especializados, aquelas pessoas de menor condição financeira puderam enfim fazer o tratamento".

A associação dos portadores da doença de Crohn, com sede temporária no Centro Maria Imaculada, disponibiliza consultas médicas todas às terças e quartas, das 13h às 17h. Além de uma reunião mensal com os integrantes do grupo que é feita na segunda quarta-feira de cada mês, sempre às 16:30h. Para mais informações, entrar em contato pelo número 3255 2667.

A equipe, a qual, com exceção do profissional de Psicologia, é composta totalmente por profissionais oriundos da UFPI. Assim sendo, os atendimentos são realizados por um grupo multiprofissional de médicos, nutricionistas, assistente social, dentista, dentre outros, totalizando 20 profissionais.

Os médicos Moacir Ferreira e José Miguel Parente

Saiba mais sobre a doença

Doença de Cronh: É caracterizada por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus. Recebeu esse nome devido a uma publicação de três autores, em 1932, cujo primeiro a assinar foi Burril B. Crohn.

Retocolite Ulcerativa: É uma doença do cólon em que ocorre inflamação do tecido do intestino grosso. A colite ulcerativa afeta apenas a camada mais superficial do cólon, enquanto a doença de Crohn pode afetar toda a espessura da parede intestinal.

Tanto a doença de Crohn, quanto a colite ulcerativa são doenças que têm períodos de remissão (quando o paciente se sente bem) e recaída (quando o paciente se sente doente). Mais informações na página eletrônica da associação.