Acordo entre UFPI e SENAI beneficia alunos de Engenharia Mecânica

19/07/2011 15:11

Nesta terça-feira (19), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI - Piauí). O termo de cooperação assinado pelo reitor Luiz de Sousa Santos Junior e o diretor regional do SENAI, Ewerton Pinheiro, visa criar condições para ampliar a experiência técnica e científica dos alunos de Engenharia Mecânica.

Para o diretor do Centro de Tecnologia (CT), professor Carlos Ernando, alunos e professores terão uma experiência nova com práticas desenvolvidas fora da sala de aula. "Estamos ansiosos com a experiência que vamos ter a partir da assinatura desse termo. Com a cooperação, temos a ideia de promoção de cursos de extensão e participação da comunidade estudantil nos laboratórios do SENAI", disse Carlos Ernando.

O diretor Ewerton Pinheiro destacou que o SENAI e a UFPI têm dois pontos principais em comum: a educação para a formação de pessoas e o trabalho com vistas ao desenvolvimento do Estado. "Dessa forma, a articulação é importante. Se não houver trabalho articulado, corre o risco dele não sair do papel. A parceria vem em um momento mais que oportuno para fazer estudo e pesquisa no Piauí", comentou o diretor.

Para o reitor Luiz Júnior, a parceria vai ratificar a qualidade de ensino da instituição. "Os melhores estudantes e professores estão na UFPI. A parceria será também uma oportunidade para mostrar para empresários que estamos formando profissionais competentes", relatou.

O termo de cooperação vai garantir que, além de aulas práticas de Meteorologia e Usinagem, haja parcerias científicas entre UFPI e SENAI. "O acordo prevê as condições gerais para utilizar os laboratórios, além da promoção do intercâmbio científico, com palestras técnicas e projetos institucionais", frisou o coordenador em exercício de Engenharia Mecânica, professor Waydson Martins Ferreira.