Abertura do período letivo do PARFOR 2011

04/07/2011 11:28

Na manhã de hoje (4) foi feita a abertura do período letivo 2011.1 do Programa Nacional de Formação do Professor do Ensino Básico (PARFOR). A solenidade faz parte do Seminário de Introdução ao Curso. Na UFPI são oferecidos os curso de Educação Física, História e Pedagogia, com o objetivo de formar professores do ensino básico que ainda não possuem um curso superior.

Em seu terceiro ano o PARFOR da UFPI está com 36 turmas e com cerca de mil alunos distribuídos entre Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. "É uma grande satisfação pela amplitude que o PARFOR tomou na UFPI. Iniciamos em 2009 com 220 alunos e hoje são cerca de 1000 alunos. As melhorias não são apenas quantitativa, pois primamos por uma formação do professor com qualidade e este projeto se configura com um projeto público, ético e de qualidade, um trabalho que é feito por toda equipe", conclui a coordenadora geral Glória Ferro.

O reitor, Luiz de Sousa Santos Junior, deu boas vindas aos novos alunos do projeto e falou sobre a nova realidade da UFPI atualmente. "Quando me foi apresentado o projeto do PARFOR eu abracei o projeto pela sua magnitude e também por eu ser um licenciado e pretendo solicitar um aumento no número de vagas. Hoje, a UFPI é uma universidade que tem chamado a atenção em todo o Brasil. Nos últimos quatro anos a universidade aumentou para 40 o número de cursos de graduação e pós-graduação no interior do estado, o que representa um grande avanço", explicou o reitor.