Pesquisadora do IFARADÁ da UFPI lança livro nesta quinta-feira

04/07/2011 08:49

O Núcleo de Pesquisa sobre Africanidade e Afrodescendência (IFARADÁ) da Universidade Federal do Piauí convida toda a comunidade acadêmica para o lançamento do livro Abrindo Caminhos, Construindo Novos Espaços de Afirmação pelas Ações Afirmativas para a População Negra Brasileira na Educação Profissional e Tecnológica, da pesquisadora do IFARADÁ/UFPI e presidenta do AYABÁS - Instituto da Mulher Negra do Piauí, Iraneide Soares da Silva.

O livro apresenta sob o prisma da História da Educação três perspectivas: A primeira é o diálogo com a História do trabalho no Brasil a fim de perceber os sujeitos participantes e construtores dessa História. A segunda traz para o seio da discussão uma reflexão sobre o ensino profissionalizante e a inserção da juventude negra, sobretudo nas escolas técnicas federais e, por último, um debate histórico sobre as políticas públicas de ações afirmativas no Brasil e no mundo, especialmente na educação tecnológica.

O lançamento acontece nesta quinta-feira (07) na Livraria Entrelivros, localizada na Avenida Dom Severino nº 1045, Bairro de Fátima.