Comitê Externo realiza reunião para avaliação do PIBIC e PIBITI

01/07/2011 20:59

Foi realizada na última sexta-feira (01) a reunião de fechamento do processo de avaliação pelo Comitê Externo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). A reunião teve o objetivo de discutir sobre o processo de avaliação e acompanhamento dos Processos Seletivos PIBIC e PIBITI-AF 2011-2012.

Os avaliadores externos do processo examinam os pareceres do Comitê Interno e dos consultores sobre o mérito dos projetos dos pesquisadores/docentes para a concessão de bolsas. O Comitê Externo é formado por sete professores de outras instituições.

Professores participam da reunião de avaliação do PIBIC por videoconferência

De acordo com a coordenadora institucional do programa, Profª. Jaíra Alcobaça, 300 professores orientadores apresentaram 444 projetos. A princípio, são oferecidas 370 bolsas para o PIBIC, sendo 185 do CNPq e 185 da Universidade Federal do Piauí. Para o PIBIC AF (Ações Afirmativas), são 30 bolsas, sendo 15 do CNPq e 15 da UFPI.

O Programa está com um total de 634 pedidos de bolsas na UFPI, divididos da seguinte forma: 73 pedidos do CCA, 53 do CCE, 98 do CCHL, 127 do CCN, 93 do CCS, 15 do CT, 87 do campus de Bom Jesus, 13 de Floriano, 59 de Parnaíba e 16 de Picos.

O primeiro resultado do número de bolsas por orientadores será divulgado no dia 6 de julho de 2011. Após o pedido de reconsideração, entre os dias 7 e 8 de julho, será divulgado o resultado final, com a relação dos discentes contemplados com bolsas no dia 15 de julho.

Professoras Jaíra Alcobaça e Rosa Ester Rossini falam sobre a avaliação

De acordo com a professora da área de Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Rosa Ester Rossini, representante do Comitê Externo de Seleção e Avaliação do PIBIC, o programa, em seu conjunto, é bastante consolidado e demonstra excelentes qualidades teórico-metodológicas. "Sempre é preciso fazer alguns ajustes, mas pudemos avaliar que a organização do Programa é de muito bom nível", disse a professora.

A professora explicou que o Comitê Externo não é um trabalho isolado e tem a função de colaborar com a instituição com um olhar de fora. Rosa Ester ainda destacou a importância das futuras pesquisas. "Os projetos do programa são de real qualidade por colaborarem no sentido de indicar os caminhos de aperfeiçoamento da qualidade de vida e de valorização econômica e política do Estado", concluiu.

Os Comitês também fizeram a avaliação do PIBITI, que contou com a participação da Profa. Dra. Cláudia do Ó Pessoa da UFC, além do Comitê Interno, composto pelo coordenador Prof. Dr. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal, e os membros Profa. Dra. Maria Rita de Morais Chaves Santos, Profa. Maria Acelina Martins de Carvalho e Prof. Dr. José Lamartine Soares Sobrinho.

Este ano, o PIBITI recebeu um total de 72 pedidos dos diversos campi da UFPI, o que correspondeu a um aumento de mais de 100% quando comparado com o ano passado.