Vice-presidente do CNPq palestra sobre Ciência e Tecnologia

01/07/2011 12:34

O Vice-presidente do CNPq e diretor de Cooperação Institucional, Profº Drº Manuel Barral ministrou na manhã desta sexta-feira (01) a palestra "Panorama de desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil".

Durante a palestra, Manuel Barral evidenciou que o surgimento das agências federais de Ciência e tecnologia são recentes no Brasil, pois surgiram em 1951, "embora muitas escolas federais possuíssem mais de 200 anos . A ciência e tecnologia só vem sendo desenvolvidas efetivamente no país a cerca de 50", relata.

Na oportunidade, o professor ressaltou alguns pontos para melhoria da ciência e tecnologia no Brasil. Dentre estes, a falta de continuidade nas políticas de ciência e tecnologia.  " Apesar de ter aumentado o número de pesquisas e de ter empresas que se destacam internacionalmente na Ciência e Tecnologia, o Brasil não desenvolve pesquisas a longo prazo", afirma Manuel Barral.

O palestrante evidenciou o crescimento da produção científica brasileira em relação ao mundo, em 1990 o Brasil produzia 0,6% da produção científica mundial e em 2009  esse índice já era de 2%. Em 2010, o Brasil ficou em 13º lugar na produção científica do mundo. " O país não pode se contentar em ter empresas com destaque internacional e ter ultrapassado a produção científica da América Latina, pois a nossa ciência e tecnologia precisa de força de trabalho", enfatiza o vice-presidente da CAPES.

Antes da palestra: vice-presidente do CNPq, Manuel Barral Neto e o reitor, Luiz Jr.