Professor do Campus de Bom Jesus defende dissertação sobre consumo de água

30/06/2011 17:37

Nesta quarta-feira (29/06), o professor do Colégio Agrícola de Bom Jesus, Engenheiro Agrº José Luiz da Silva Peteka, apresentou sua dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Agronomia, área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas, linha de pesquisa Manejo e Conservação da água e do solo do Campus da UFPI de Bom Jesus.

A pesquisa realizada na base física da Embrapa Meio - Norte, em Alvorada do Gurguéia, investiga o consumo de água das culturas do milho e da braquiaria (pastagem) em cultivo solteiro e consorciados e a resposta em termos de produção de grãos de milho e matéria verde desses sistemas de cultivo à deficiência hídrica no solo.

A dissertação, sob a orientação do prof. Dr. Aderson Soares de Andrade Júnior (Embrapa Meio-Norte), apresenta práticas novas para o manejo racional da irrigação do milho, da braquiaria e do consórcio das duas culturas. A pesquisa tem um forte apelo ambiental, pois viabiliza a recuperação de áreas degradadas com monocultivos de pastagens ou grãos, além de aumentar a renda do produtor agrícola.