Alunos de Enfermagem apresentam trabalhos no 23º Seminário de TCC

30/06/2011 09:29

Nesta quinta-feira (30), foi dado início ao 23º Seminário de TCC do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Com o tema "Ciência da Enfermagem em tempos de interdisciplinaridade", o evento segue até o dia 1º de julho, com apresentações das monografias dos alunos concludentes.

De acordo com a Chefe do Departamento de Enfermagem, Maria do Livramento Figueiredo, o Seminário é uma forma de estímulo ao aluno que está concluindo o curso para continuar com a pesquisa. "Nesse evento anual, são identificadas pesquisas de qualidade, com problemáticas de várias áreas, sendo por isso interdisciplinares. Os alunos estão concluindo essa etapa de uma formação generalista e nossa alegria é que muitos já passam de imediato no Programa de Pós-Graduação", explica a professora.

A Profª. Livramento informou que o Departamento pretende lançar uma publicação intitulada "Catálogo de monografias de TCC", feito a partir de um resumo expandido dos trabalhos pelos orientadores. Confirmou também que será mostrado um projeto de Doutorado para a CAPES ainda em 2011. "O curso de Enfermagem é o primeiro na área da saúde a ter essa vanguarda de apresentar um projeto para Doutorado, graças a determinação e esforço dos professores", disse.

Na oportunidade, a coordenadora e professora da disciplina TCC II, Claudete Monteiro, lançou a Cartilha de Tecnologia de Educação na área de Saúde Mental - Conhecer para Incluir - resultado de um projeto seu financiado pelo CNPq com o tema: "Intervenções terapêuticas em saúde mental: uma proposta para redução do estigma".

As apresentações das monografias serão realizadas durante todo o dia e seguem até esta sexta-feira (1º). Ao final de cada dia, será feito sorteio de livros para os alunos concludentes.