Reitor discute em Brasília abertura do HU e instalação do curso de Medicina

29/06/2011 17:56

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santo Junior, participou na tarde desta quarta-feira (29) de uma audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília. A reunião também contou com a presença do Governador do Piauí, Wilson Martins e do Secretário Estadual de Educação, Átila Lira.

Foram apresentadas duas pautas. Uma trata da abertura do Hospital Universitário da UFPI. Na oportunidade, o reitor apresentou ao ministro um registro fotográfico que mostra que o Hospital está 100% concluído e todo equipado e que precisa apenas de pessoal para ser inaugurado.

"Como a Medida Provisória 520 não foi votada pelo Senado, nós pedimos ao ministro que autorize a contratação temporária de servidores para que o Hospital venha a funcionar. O ministro acatou o nosso pedido e irá enviar um ofício para a presidenta Dilma Rousseff. O governador Wilson Martins também irá marcar uma audiência com a presidenta para tratar sobre o assunto. O importante é que nós estamos confiantes e o Hospital Universitário deverá ser entregue à sociedade no segundo semestre", disse o reitor.

Somente na obra de requalificação do Hospital Universitário da UFPI foram investidos R$ 60 milhões. A atual gestão se empenhou em concluir esta importante obra para a comunidade acadêmica e para a sociedade, já que o novo espaço de saúde contará com 214 leitos, sendo 21 deles de UTI, 15 adultas e 6 pediátricas, o que representa um acréscimo de mais de 30% de UTIs públicas de todo o Estado. Todos os equipamentos foram financiados pelo MEC.

"Foi de muita importância a dedicação do Ministro Fernando Haddad na conclusão do HU e em três anos conseguimos concluir essa importante obra", destacou o reitor Luiz Junior.

O HU contará ainda com 10 salas para cirurgias de alta complexidade, 04 salas para pequenas cirurgias, 03 salas para cirurgias odontológicas, 19 salas para exames especializados, 12 salas para análises clínicas e patológicas, 214 leitos para internação (com capacidade para 3 ou 5 pacientes cada), além de 54 consultórios e 03 salas para discussão de casos, voltados à prestação de serviços médicos e ao ensino teórico/prático nas Ciências da Saúde. Quando concluído, o Hospital contará com 34.599,62 m² de área total, sendo 12.404,26 m² de área externa e 22.195,36 m² de área construída.

Curso de Medicina em Picos e Parnaíba foi aprovado para 2012

A outra pauta levada à Brasília pelo reitor Luiz de Sousa Santos Junior, foi a instalação do curso de Medicina nos campi de Parnaíba e Picos. De acordo com o reitor, o ministro Fernando Haddad ficou encantado com a velocidade de expansão da Universidade Federal do Piauí para as várias regiões do estado e aprovou a instalação do curso de Medicina nos dois campi.

Serão disponibilizadas 50 vagas para cada campi e a previsão é de que o curso já seja ofertado no próximo ano. De acordo com o reitor, a discussão agora deverá passar pelas lideranças políticas de Parnaíba e Picos para que os detalhes sejam acertados.

"Mostramos ao ministro o sucesso que está sendo a interiorização da UFPI nas principais cidades do Estado como Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano. Já temos programas de Pós-Graduação no interior e tudo isso confere qualidade e credibilidade a nossa instituição", disse o reitor.

Para o Luiz Junior, a viagem a Brasília foi bastante proveitosa, já que conseguiu êxito nas duas pautas apresentadas ao ministro.