UFPI dá início ao Ciclo de Dabates sobre a História da Imprensa

28/06/2011 16:49

Na manhã desta terça-feira (28) ocorreu a abertura do IV Ciclo de debates sobre a história da imprensa, que acontece no Auditório do Centro de Ciências da Educação. O evento desse ano traz como tema "O Jornalismo fazendo História" e objetiva propiciar um espaço de discussão acadêmica sobre a História da Imprensa, onde os resultados de atividades fruto do tríduo ensino, pesquisa e extensão possam a partir de uma análise interdisciplinar da história do Jornalismo.

As palestras iniciais foram proferidas pelo professores Cícero Brito, do departamento de Moda da UFPI, que falou sobre o cartunista Arnaldo Albuquerque; Solimar Oliveira que trabalhou com a temática dos movimentos abolicionistas no Piauí e a sua relação com a imprensa e Denilson Botelho que falou sobre o escritor Lima Barreto e o seu trabalho na imprensa.

O evento continuou durante a tarde com apresentações de trabalhos e a noite, a partir das 19h, haverá palestra magna com o professor e pesquisador Sergio Matos, que possuí vários livros publicados sobre a história na TV no Brasil.

Fazendo um panorama sobre os 60 anos da televisão brasileira, o professor doutor falou do veículo como um meio de comunicação que promove a integração social. "São 60 anos da televisão brasileira então temos muita história para contar. Eu vejo que a TV que praticamos aqui no Brasil tem um bom nível. Claro que temos excelentes programas e outros ruins. Costumo dizer que a TV brasileira é um retrato do Brasil, quando vamos de um extremo a outro. Outro aspecto importante é a televisão como o veículo do contexto. Tanto a tecnologia como o conteúdo muda de acordo a influência política", destacou.

Amanhã haverá as oficinas: edição de vídeo, entendendo a ABNT e fanzine e a exibição e discussão de vídeos. O evento está sendo promovido pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM), do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Piauí.