CABJ desenvolve projeto de silagem de sorgo

22/06/2011 17:25

Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Agrícola de Bom Jesus realizou projeto de plantio de grãos que tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teórico-práticos dos alunos do curso Técnico em Agropecuária, bem como transformar a colheita de grãos em silagem para alimentar o rebanho ovino, caprino e bovino existente na escola fazenda da UFPI em Bom Jesus.

Desde 2008, este projeto vinha sendo desenvolvido com a cultura do milho, totalizando mais de 13 hectares plantados e cerca de 500 toneladas de matéria para alimentação do rebanho animal no período mais acentuado da seca, de agosto à novembro.

Após uma primeira colheita de milho plantado em área irrigada por pivô central em março deste ano, o CABJ resolveu plantar sorgo, com o mesmo propósito de apresentar para os alunos essa cultura e transformá-la, através da silagem, em rico alimento para os animais, gerando assim conhecimentos e contribuindo para ampliar as oportunidades de ensino, pesquisa e extensão no Colégio Agrícola.

Colheita de grãos

Todo esse trabalho só é possível graças ao comprometimento de professores, alunos e funcionários do CABJ, e especificamente, graças a experiência de campo do coordenador do projeto, professor José Lustosa Elvas Barjud.