Comitê Estadual de Saúde visita instalações do Hospital Universitário

21/06/2011 07:21

Representantes do Comitê de Monitoramento e Resolução dos Serviços de Saúde do Estado realizaram, na última segunda-feira (20), a primeira visita técnica ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Os magistrados que fazem parte do Comitê mostraram apoio na questão da abertura do HU.

O Comitê de Saúde é uma iniciativa da cúpula judiciária nacional e é formado por todas as instituições da área judiciária, com o objetivo de discutir os problemas gerais que envolvem os serviços de saúde e determinar ações necessárias para tornar o atendimento mais eficiente.

O reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, recebeu a equipe formada por promotores, defensores públicos, procuradores e demais magistrados e falou sobre as ações que a Administração Superior tem feito para conseguir a abertura do Hospital. "O mais difícil foi feito, sensibilizar o Governo Federal para a necessidade de atender a população piauiense através do HU. Agora, precisamos esperar a aprovação do Projeto de Lei que visa criar a empresa responsável pelos hospitais universitários federais", disse o reitor.

De acordo com o juiz e coordenador do Comitê, Oton Lustosa, cada Comitê Estadual tem por finalidade buscar diretrizes para prestação dos serviços de saúde, a fim de diminuir as demandas judiciais através da otimização do atendimento. Segundo ele, o Comitê vai se empenhar para apoiar a UFPI na abertura do HU. "Estamos em contagem regressiva para o funcionamento do Hospital, que terá apoio para os procedimentos administrativos em questão através do sistema judiciário", disse o coordenador.

Segundo o juiz federal, Carlos Brandão, a ideia da visita foi prestigiar a universidade em relação às instalações do HU. "Todos nós reconhecemos na pessoa do reitor o esforço que tem sido feito para retomar o processo de abertura do Hospital Universitário. A Administração está de parabéns pela estrutura de alta complexidade que pudemos constatar e terá apoio do sistema judiciário para a resolução da abertura", disse Brandão.

A médica Marília Futino apresentou um instrumento de gestão que tem o objetivo de organizar a rede de serviços e orientar a alocação de recursos financeiros: a Programação Pactuada Integrada (PPI) em vários municípios, que segundo o procurador Carlos Wagner, é uma "conquista para ajudar na cobrança do funcionamento do Hospital, que já está pronto para atender, faltando apenas o pessoal".

O Comitê foi acompanhado ainda pelo diretor geral do HU, José Lages Monte, o diretor clínico, Edilson Carvalho,  e o coordenador da UTI do Hospital, Avelar Alves, que mostraram as instalações do Hospital e explicaram como será o funcionamento dos serviços prestados.