UFPI recebe visita de cônsul alemão e apresenta projetos

20/06/2011 14:56

O cônsul da República Federal da Alemanha para o Nordeste, Thomas Wülfing, fez uma visita oficial à Universidade Federal do Piauí, no intuito de estreitar laços entre Alemanha e Brasil e firmar parcerias entre as universidades dos dois países.

"Para Alemanha, o Brasil representa uma grande potência emergente. Atualmente os alemães não estão presentes apenas no sul do país. Hoje há núcleos nos estados do nordeste e há cooperação com o órgãos governamentais e ONGs para que os brasileiros consigam crescer rapidamente", comenta o cônsul.

"O conhecimento científico é um dos pilares mais importantes e o Brasil tem se destacado nessa área e isso resume claramente o interesse das universidades alemães de firmar parcerias com o Brasil", diz Dieter Gending, cônsul honorário que acompanhou a visita de Wülfing ao Piauí.

O reitor, Luiz dos Santos Junior, agradeceu a visita e falou sobre as parceiras já feitas entre a UFPI e universidades alemães e as futuras propostas da universidade. "Atualmente já temos várias parceiras com outros países, vários alunos da nossa universidade participam de intercâmbio, assim também como professores, sendo que ainda esse ano estaremos recebendo a visita de um professor alemão que irá para Hospital Escola e para a campus de Picos. Nos próximos anos a proposta da UFPI é implantar um curso de Alemão", relatou o reitor.

Em um primeiro momento, já está em fase de aprovação um curso de extensão em língua alemã, projeto elaborado pela professora Drª Erica Fontes, assessora para assuntos internacionais da UFPI, que esteve presente na solenidade.

Reitor Luiz Junior, cônsul da Alemanha, Thomas Wülfing, diretor clínico do HU, Edison Carvalho, assessora internacional, Erica Fontes e o consul honorário Dieter Gending