Alunos de Engenharia Mecânica da UFPI visitam instalações do HU

16/06/2011 11:29

Na manhã desta quinta-feira (16), os alunos do 5º período do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí realizaram uma visita técnica ao Hospital Universitário para conhecer a estrutura e ter um primeiro contato com o trabalho que irão desenvolver após a formação.

Os estudantes foram acompanhados pelo Engenheiro Civil responsável pelas obras no local, Marco Antônio Mastrângelo, e pelo professor e chefe do curso Elson César Moraes. O professor falou sobre a parceria do curso com a direção do HU para que os discentes possam sempre realizar visitas para conhecer as áreas de máquinas, que funcionarão no futuro como um laboratório de práticas para o curso.

Os alunos, que fazem parte da primeira turma do curso, puderam conhecer o sistema de resfriamento e geração de vapor (sistema de caldeiras). De acordo com o professor Elson, o sistema de refrigeração é o mais moderno que se tem hoje na cidade e a estrutura servirá para o processo de aprendizado em campo, através de estágio.

Para o estudante Marllon Vinnícius, o HU já está com o aparato necessário para o curso, e com o laboratório os alunos poderão colocar em prática atividades aprendidas em sala. "O Hospital está bem servido com todo o suporte mecânico e termo-mecânico e, pelo que pudemos perceber, foram feitas diversas melhorias de acordo com a necessidade local. Pela estrutura, deve haver um plano de manutenção preventivo que só um Engenheiro Mecânico habilitado pode fazer", disse o estudante.

Segundo o estudante Felipe Miranda, a estrutura física é muito boa e, através da visita, os alunos puderam confirmar que o sistema de máquinas é de última geração. "Quem passa longe do Hospital pensa que está parado, mas com uma manutenção correta já estará pronto para atender a comunidade. Sem falar que com o equipamento de máquinas avançadas poderemos ter um embasamento antes de sair da universidade para o mercado de trabalho", concluiu.