Professores da UFPI abrem palestras da Semana de Química

14/06/2011 10:36

Com o tema "Química para um mundo melhor", foi dado início nesta terça-feira (14) ao ciclo de palestras da Semana de Química, promovido pelo Centro Acadêmico de Química da Universidade Federal do Piauí. A Semana  é realizada em virtude do Ano Internacional da Química e, com aproximadamente 300 inscrições, segue até o dia 18 de junho.

A primeira palestra, com o tema "Filosofia da Ciência: dialógo complementar entre duas formas de conhecimento", foi realizada pelo Prof. Dr. Gerson Albuquerque e teve o objetivo de mostrar que é viável um diálogo entre filosofia e ciência, devido ao nível de interação que existe entre as duas áreas.

Palestra do Prof. Dr. Gerson Albuquerque sobre filosofia e ciência

Na segunda palestra, o Prof. Dr. Luiz Alfredo Leal abordou questões sobre "A Química do Solo", explicando os processos e mostrando as vantagens dos solos das cidades do estado do Piauí em relação a outras regiões.

Palestra do Prof. Dr. Luiz Alfredo Leal sobre a Química dos solos

O estudante do 7º período Rusbene Bruno Carvalho, membro do Centro Acadêmico de Química da UFPI, disse que a temática do evento tem por finalidade mostrar a Química para além do curso, promovendo uma interação com a sociedade. "O evento é voltado ao ensino, enriquecendo o currículo dos alunos, e ao mesmo tempo contribui para várias áreas sociais através da interdisciplinaridade", disse o estudante.

Participante assíduo dos eventos de Química promovidos pelo CA, o estudante do 5º período do curso na UFPI Pablo Micael Araújo afirmou que as palestras contribuem para o conhecimento profissional e são de fácil compreensão para o público acadêmico, seja na área de Bacharelado ou Licenciatura, e para todos que se interessam.

Estudantes de Química da UFPI, Rusbene Carvalho e Micael Araújo

Até a próxima quinta-feira (16), será dada continuidade às palestras e mesas redondas com profissionais de diversas áreas, nos turnos da manhã e tarde. No dia 17 de junho, será realizada uma Feira de Ciências aberta para toda a comunidade, a fim de contribuir para conhecimentos diários sobre saúde, meio ambiente, entre outros.

Alunos participam de palestra na Semana de Química

O evento é realizado em conjunto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através dos respectivos Departamentos de Química e Centros Acadêmicos. As entidades representantes dos Químicos no Piauí, como Conselho Regional de Química (CRQ) e Sociedade Brasileira de Química (SBQ), também apóiam a Semana.