Departamento de Música e Artes Visuais realiza concerto sinfônico

10/06/2011 15:32

O Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI convida toda a comunidade acadêmica para o concerto sinfônico Orquestra de Câmara da UFPI, Orquestra de Cordas e Coro infanto-juvenil UFPI para todos, além do Coro Laetitia ET Spes. O evento será realizado no dia 28 de junho, às 19:30h, no Cine teatro da Universidade Federal do Piauí. A entrada é gratuita. Confira o cartaz na íntegra.

A Orquestra de Câmara UFPI é um projeto de extensão desenvolvido pela PREX, através da iniciativa do professor mestre Cássio Martins. Foi criada em fevereiro de 2009 com o objetivo de divulgar a Música de Câmara escrita para essa formação, tendo a primazia de ser o único conjunto no momento na cidade de Teresina a desenvolver este tipo de trabalho camerístico. A iniciativa tem como objetivo promover a imagem institucional da Universidade, disseminar a importância da cultura como patrimônio humano e social e diversificar a formação cultural no meio em que atua, reafirmando seu compromisso de universidade pública. Além disso, a Orquestra poderá representar a Universidade em eventos científicos, tecnológicos, de pesquisa e extensão em outras cidades, estados e países.

A Orquestra de Cordas e Coro infanto-juvenil UFPI para todos iniciou em Outubro de 2010, como um curso de extensão na UFPI, através da iniciativa do professor Cássio Martins lotado no Departamento de Música e Artes Visuais. Em Janeiro de 2011 foi cadastrado na PREX como um Projeto de Extensão e conta com o apoio e incentivo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC e o Instituto Cultural Santa Rita. É formado por sessenta crianças e jovens de baixa renda com o objetivo de desenvolver por meio da música e do estudo de um instrumento, a capacidade crítica e criativa das crianças e jovens para que saibam se relacionar com o mundo. O estudo da música prioriza o desenvolvimento integral do ser humano.

O Coral Laetitia et Spes, do Instituto Camilo Filho, tem um esquema simples, didático e acessível, agregando grande valor cultural e educacional, contemplando do início da música cristã até o período renascentista. O termo em latim significa alegria e esperança, é formado por 18 coralistas, divididos em sopranos, contraltos, tenores e baixos. A regência é do maestro Fernando Ferreira, violonista, regente e compositor de música erudita, que atua há 12 anos em Teresina.