Pós-Graduação em Ciência Política realiza seminário "Governança e Poder"

09/06/2011 10:01

O V Seminário de Ciência Política da UFPI será realizado nos dias 14 e 15 de junho próximos tendo como tema "Governança e Poder". A escolha do tema se justifica em vista da interface com as diferentes abordagens e prismas que envolvem as políticas públicas e os conflitos políticos.

Para dar conta de tal objetivo, a programação do V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI engloba temas tanto da perspectiva internacional como da governança no interior das sociedades democráticas na perspectiva das pesquisas dos professores e alunos.

No ensejo desta proposta, o primeiro dia, 14/6, alterna contribuições de discentes e pesquisadores. Há na parte da manhã, às 9 horas, espaço para exposição de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação. Às 14 horas o seminário contempla a política internacional com os professores Rodrigo Passos e Ricardo Alaggio em mesa sobre "Política Internacional e Governança Global". Às 16h40, o seminário tem a mesa "Desigualdades sociais e governança democrática" com os professores Raimundo Batista dos Santos Junior, Robert Bandeira Gomes da Silva e o mestrando Clenílson Cruz Lima.

No dia 15/6, a parte da manhã reserva a mesa "Desenvolvimento e Governança Política" com os professores Francisco Farias, Ana Karina Matos de Carvalho e Monique Menezes. Às 14 horas, está prevista a mesa "Governança e Políticas Públicas" com as professoras Guiomar Passos e Ana Beatriz Seraine e o professor Francisco Mesquita. Fecha o seminário a mesa "Governabilidade, governança e proteção social" com as professoras May Waddington e Maria Dalva Macedo Ferreira.