Alunos do CAF realizam coleta de água para análise microbiológica

08/06/2011 17:41

Os alunos do curso Técnico de Vigilância em Saúde do Colégio Agrícola de Floriano - CAF, concludentes de 2011, que fazem parte do Programa Nacional de Educação Básica Integrada a Educação Profissional, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, realizaram coleta de água no Rio Parnaíba para análise microbiológica, sob a Coordenação do Prof. Laurielson Alencar.

Na ocasião, o Professor do Curso de Biologia do Campus Amilcar Ferreira Sobral, Humberto Barreto, que coordena um projeto de Monitoramento da Qualidade da Água do Rio Parnaíba nas proximidades de Floriano, PI, fez uma demonstração da técnica utilizada para coleta da amostras de água destinadas ao exame microbiológico (contagem de bactérias heterotróficas totais, coliformes totais e coliformes termotolerantes). "É muito importante seguir a metodologia correta de coleta, acondicionamento e transporte das amostras, para não mascarar os resultados da análise", informou o professor.

O professor da disciplina de Vigilância Ambiental do curso técnico em Vigilância em Saúde, Laurielson Alencar, informou que o objetivo da aula prática foi mostrar a forma correta de fazer a coleta da água, além de estreitar as parcerias entre o Ensino Técnico e o Ensino Superior da UFPI.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (O.M.S), atualmente cerca de 85% das doenças conhecidas são de veiculação hídrica. Portanto é de fundamental importância que os alunos sejam sensibilizados em relação à importância do monitoramento da qualidade da água para preservação dos recursos hídricos e saúde da população, acrescentou o professor.