Embaixador faz discussão sobre pesquisas entre Bélgica e Brasil

07/06/2011 14:55

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação - UFPI - Saulo Brandão participou na manhã de hoje (07), de uma reunião do embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Missondo, com a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), Bárbara Melo. O objetivo da reunião é iniciar discussões sobre possíveis iniciativas de cooperação científica entre instituições de pesquisa belgas e brasileiras. Estiveram presentes também o diretor da Embrapa Meio-Norte, Hoston Tomás, e ainda o coordenador de pesquisa e pós-graduação da UESPI, Francisco Soares Santos.

As áreas potenciais de parceria entre a Bélgica e o Piauí em projetos de ciência e tecnologia foram discutidas em reunião e, segundo o embaixador, é possível desenvolver pesquisas principalmente nas áreas espacial, nuclear, nanotecnologia, bioteconologia e vias navegáveis. Vale ressaltar ainda que a Bélgica é o quarto país no mundo com patentes na área da tecnologia.

"O objetivo primeiro da minha visita aqui é ver quais os interesses do Piauí em projetos nessas áreas que consideramos estratégicas para o Brasil", disse o embaixador. Ele disse ainda que a Bélgica, apesar de ser um país de pouca extensão territorial, tem ainda experiência no setor da indústria, da prestação de serviços e da agricultura, áreas que também podem ser firmados acordos de cooperação.

Durante a reunião, o embaixador disse que enviará a relação das universidades belgas para que tanto a FAPEPI quanto as universidades possam estreitar os laços e ver quais as parcerias viáveis. Claude Misson revelou que em breve o príncipe Philippe da Bélgica estará no Brasil junto com comitiva formada por autoridades diplomáticas para estreitar os laços e parceiras entre os países.