Editora da UFPI apoia produções locais em mais uma edição do Salipi

07/06/2011 09:24

Há nove anos participando do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), a Universidade Federal do Piauí está com um stand da Editora Universitária - EDUFPI - aberto, com várias publicações de professores e alunos da universidade.

Com a experiência adquirida com a participação no SALIPI, o diretor da Editora, Prof. Drº. Ricardo Alaggio, afirma que o evento é uma vitrine para as obras publicadas pela UFPI e também por outras editoras universitárias de todo o país. "Podemos perceber que há um grande interesse do público pelas obras locais, mesmo as acadêmicas", falou o professor.

A EDUFPI conta com uma Livraria Universitária, que tem o objetivo de divulgar a produção da Editora, que atualmente mantém uma forte conexão com o Programa de Pós-Graduação da UFPI.

De acordo com o Prof. Ricardo Alaggio, já está sendo programada a edição de cinco coletâneas para o Mestrado nas seguintes áreas: Ética e Epistemologia, Nutrição, Políticas Públicas e duas na área de Meio Ambiente.

O diretor explica que a Editora é considerada nacional por estar filiada à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), mas não tem interesse em lucro. "Nossa perspectiva é a divulgação do conhecimento, principalmente pelo que é o produzido na universidade", disse Alaggio. Só no ano de 2010, a EDUFPI contou com 101 registros.

Este ano, a Editoria lança seis publicações no Salão do Livro do Piauí, a fim de apoiar as produções relevantes da área literária do estado e permitir o avanço dos professores na área de pesquisa.

Confira as obras da EDUFPI lançadas no Salão do Livro:

Ciências Econômicas: Uma abordagem revolucionária. Escrito pelo homenageado do 9° SaliPi, Raimundo Santana.

Memória e Aprendizado: Assis Brasil. O livro é fruto de uma entrevista do escritor a aluna Francigelda Ribeiro do Mestrado de Letras da UFPI.

História dos Índios do Piauí. O livro é uma série de textos de autores piauienses que tratam numa perspectiva histórica as comunidades indígenas no estado. O livro tem como organizadora a professora Claudete Dias.

Poemário de Cordeis. Escrito pelo repentista piauiense Pedro Costa.

História e Identidade: As narrativas da piauiencidades. Livro oriundo da dissertação feita para o Mestrado de História, da UFPI, do aluno Paulo Gutenberg, sob orientação da Profª Teresinha Queiroz.

Rio Parnaíba...Cidades-Beira (1850 - 1950). Escrito pela Profª Drª Gercinair Silvério Gandara. A autora pensou o rio Parnaíba em sua natureza social e histórica, no envolvimento do homem beiradeiro com o seu meio ambiente.