Pesquisadores realizam conferência sobre estudos de grupos tradicionais

07/06/2011 09:18

Por ocasião da defesa da dissertação de mestrado de Sebastião Patrício Mendes Costa, a UFPI receberá o professor Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida. Devido a essa presença do docente, a instituição organizará uma conferência seguida de mesa redonda e apresentação de lideranças quilombolas, com o intuito de aproximar pesquisadores de diferentes programas da importante área de estudos de grupos tradicionais.

A programação é de interesse tanto dos alunos de Antropologia quanto de Direito, Meio-Ambiente, Geografia, Serviço Social e História. O evento acontecerá no Auditório do CCE, no dia 7 de junho, e foi idealizado pelo PROCAD/PPGAARQ, Grupo de Pesquisas Antropologia do Desenvolvimento e do Meio Ambiente no Piauí e Grupo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Universidade Federal do Piauí com apoio da PRPPG e Reitoria.

Confira a bibliografia do professor

Mestre e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alfredo Wagner pesquisa os conflitos e movimentos sociais da Amazônia desde 1972, quando ainda estava no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional da UFRJ. Nas décadas seguintes, voltou-se para os conflitos agrários da região, defendendo tese sobre o assunto em 1993. A partir de então, ministrou cursos na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e na UFAM.

Atualmente desenvolve a pesquisa "Processos de Territorialização, Conflitos e Movimentos Sociais na Amazônia" e dirige o recentemente premiado programa "Nova Cartografia Social da Amazônia", a partir de Manaus. Em seus projetos, os povos amazônicos - indígenas, ribeirinhos, quilombolas, castanheiros, seringueiros, extrativistas de arumã e tucum, entre outros - tornam-se sujeitos participantes da pesquisa, por meio de técnica de mapeamento social que consideram os saberes tradicionais, pondo em relevo os elementos de autodefinição e as identidades coletivas do homem de região.

De acordo com o pesquisador, os resultados alcançados até agora - entre eles, 65 fascículos com mapas cartográficos produzidos pelos membros das comunidades estudadas, dez livros e inúmeros artigos - contribuem para romper o que ele chama "ficção biologizante que hoje permeia as versões oficiais" sobre a Amazônia.

Confira a programação

*9h-12h Defesa da Dissertação de Sebastião Costa Programa de Pós Graduação em Antropologia e Arqueologia PERTENCIMENTO, MEMÓRIA COLETIVA E TERRITORIALIDADE EM UMA COMUNIDADE RURAL DO PIAUÍ

Banca: Prof Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, Professora Dra. Maria Sueli Sousa, e Professora May Waddington (orientadora)

*15h-16h "Territórios, Identidades coletivas e formas organizativas dos quilombos"- Professor Alfredo Wagner Berno de Almeida

*16h-17h: Mesa Redonda- RURALIDADES EM DESAFIO:(coordenada pelo Professor Doutor Fabiano Gontijo), Professora Dra. Arydmar Gaioso -DHG/UEMA "Comunidades remanescentes de Quilombo na região de Caxias-MA: reflexões acerca dos critérios de autodefinição".

*Professora Dra. Maria Sueli Sousa - DCJ/UFPI "Socioambientalismo e Desenvolvimento - interesses macro econômicos e populações locais no âmbito das políticas de desenvolvimento no atual contexto piauiense

*Prof. Dr. Robson Cruz - PPGAArq/UFPI
"Perspectivas Afro-religiosas sobre Espaço e Meio Ambiente"

Encerramento:

*17h-18h: Lideranças: Antônio Bispo e Rosalina