Aluna da UFPI desenvolve pesquisa sobre a valoração ambiental

02/06/2011 07:52

A discente Alane Barros de Sousa está desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso de graduação em Ciências Biológicas, intitulado "Valoração ambiental na região de Palmeira do Piauí - PI", no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE/UFPI).

O objetivo da pesquisa é verificar o valor financeiro que a população da cidade de Palmeira, no estado do Piauí, está disposta a pagar para que a área denominada "Olho d'agua da Chuva" seja preservada, utilizando o Método de Avaliação de Contingente.

Palestra realizada nas escolas do município

O estudo é desenvolvido por meio de entrevistas diretas com alunos das escolas do município e também pessoas da sociedade em geral, por meio da aplicação de questionários, onde se pretende relacionar essa disposição a pagar com o perfil do entrevistado, com a importância ambiental da área, e com o grau de conhecimento dos entrevistados, sobre o tema consciência ambiental.

A pesquisa busca levar aos habitantes do município, principalmente aos alunos das escolas, um conhecimento maior sobre aspectos relacionados à educação ambiental e também sobre meios de se valorar locais que apresentem condições favoráveis para o bem-estar das pessoas.

O trabalho está sendo coordenado pelos professores Sidney Araujo Cordeiro (orientador) e Robson José de Oliveira (colaborador), envolvendo ainda alunos dos cursos de graduação em Engenharia Florestal e Biologia do CPCE.