HE recebe coordenadores do Ministério da Saúde

31/05/2011 13:47

Na tarde de ontem (30), o Hospital Escola da UFPI recebeu a visita de dois representantes do Ministério da Saúde (MS), Daniel Guimarães, coordenador de compras do MS e João Paulo Vilaça, consultor da Tecnologia da Informação.

Os dois consultores vieram fazer uma vistoria nas instalações do Telessaúde implementado nas dependências do Hospital Universitário. O Telessaúde tem como objetivo integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, melhorando a qualidade dos serviços prestados em atenção primária.

A instalação do centro resultará na diminuição dos custos de saúde, através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças. Atualmente o programa está presente em dez estados brasileiros, sendo o Piauí o próximo a recebê-lo.

O programa será coordenado pela professora da UFPI, Drª Lis Marinho. A visita foi acompanhada pelo diretor geral do HU, José Lages Monte, e o diretor clínico, Edilson Carvalho, que mostraram as novas instalações do HU, que recentemente passou por uma grande reforma.

"Nós podemos verificar que o hospital possui uma ótima estrutura", comentou Daniel Guimarães. Após a vista, o coordenador João Vilaça se comprometeu em articular a implantação da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS). Esse programa cria condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS, destinadas a atender as necessidades de formação e educação permanente do SUS.