UFPI participa do lançamento do Projeto de Extensão Educa Odonto

30/05/2011 11:04

A Pró-Reitora de Extensão - PREX - da Universidade Federal do Piauí, Profª. Glória Carvalho Moura, participou na manhã desta segunda-feira (30) do lançamento do Projeto de Extensão Educa Odonto: Seu Sorriso Saudável. O  projeto foi lançado no Centro Municipal de Educação Infantil "Tia Helena Medeiros", no bairro São Joaquim.

O projeto é uma parceria entre a UFPI e a Prefeitura Municipal de Teresina, através do Programa de Estratégia de Saúde da Família, e tem a finalidade de educar crianças e pais em relação à saúde bucal de forma lúdica.

Na ocasião, foi apresentada a equipe que forma o projeto, sua funcionalidade e os parceiros. A coordenadora do projeto e professora da UFPI, Vera Prado, explicou que a equipe interdisciplinar, formada por estudantes, dentistas, pedagogos, psicólogos, enfermeiros e médicos, visa beneficiar não só as crianças que estão na escola, mas os pais e toda a comunidade.

Segundo a colaborada Luiza Santos, o objetivo maior do projeto é trabalhar na promoção e prevenção, educando crianças desde a mais tenra idade sobre a importância da saúde bucal. "Nossa intenção é mostrar que a saúde bucal é holítisca, ou seja, envolve a saúde do corpo como um todo. Para isso, vamos ensinar às crianças e aos pais com brincadeiras e de forma descontraída as formas de prevenção de possíveis doenças que são causadas pela falta de higienização dental", explicou Luiza.

A Pró-Reitora de Extensão, Profª. Glória Carvalho Moura, disse que se sente gratificada por iniciativas como essa e que a UFPI estará sempre à disposição de professores para apoiar projetos que integrem a universidade e a comunidade. "Os professores articularam esse trabalho com crianças e com a comunidade de forma integral e, entre vários outros projetos de extensão existentes na UFPI, esse é mais um que a universidade oferece total apoio, pois temos um controle de tudo o que é trabalhado fora da sala de aula", disse Glória.

Já a diretora da creche, Joana Gomes da Silva, afirmou que a ideia dos professores da UFPI é de extrema importância para conscientizar a comunidade sobre a prevenção. Segundo ela, aproximadamente 60 pais compareceram ao lançamento, mostrando real interesse pela iniciativa.