Alunos da UFPI coletam dados para o Inventário da Oferta Turística do Piauí

30/05/2011 09:35

A Universidade Federal do Piauí, através do curso de Turismo, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Piauí e das Prefeituras Municipais de Parnaíba, Luís Correia, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, ampliou as parcerias para a continuação dos trabalhos do Inventário da Oferta Turística (INVTUR) nos municípios intregrantes da região turística Pólo Costa do Delta - PI. O novo parceiro do projeto é o SEBRAE, que forneceu camisas e crachás para apoiar o desenvolvimento das atividades.

No ano de 2010 foi concluída a coleta de dados em campo no município de Buriti dos Lopes, faltando agora só inseri-los no Sistema de Informação do Ministério do Turismo, etapa que depende da liberação das senhas através da Secretaria de Estado do Turismo. Neste ano também foi iniciada a coleta de dados no município de Parnaíba. A meta, para o primeiro semestre de 2011, é concluir todas as duas fases do INVTUR nesses dois municípios.

No segundo semestre de 2011 serão iniciados os trabalhos em Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia, com previsão de conclusão em dezembro do corrente ano.

De acordo com o Prof. Msc. Rodrigo de Sousa Melo, do Curso de Turismo da UFPI e coordenador do projeto, "até o momento foram aplicados cerca de 400 formulários em Buriti dos Lopes e Parnaíba. E a ampliação das parcerias é uma estratégia necessária para agilizar o andamento dos trabalhos. Por isso, acreditamos que até o fim deste ano concluiremos todo o processo de coleta de dados em campo, e posteriormente, com a inserção dos dados coletados no Sistema de Informação Computacional do Ministério do Turismo, disponibilizaremos uma diversidade de informações capaz de promover análises quantitativas e qualitativas sobre o turismo regional", relatou a professora.

Para o graduando em Turismo, Alex Albuquerque Souza, um dos cinco bolsistas da PRAEC vinculados ao projeto, "participar do processo de inventariação turística dos municípios integrantes da região turística Pólo Costa do Delta é de suma importância para a formação profissional dos alunos, pois estamos aprendendo a planejar as atividades de campo e a executar uma metodologia de trabalho para o planejamento e gestão sustentável de destinos turísticos".