Projeto de Enfermagem promove assistência sistematizada às gestantes

27/05/2011 11:54

Com o intuito de fazer um acompanhamento individualizado e mais humanizado às gestantes, a Maternidade Dona Evangelina Rosa oferece a elas uma assistência sistematizada promovida pelos profissionais de Enfermagem. A atividade foi desenvolvida a partir de um projeto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob orientação da professora Mestre Lucimar Ramos.

O projeto de extensão "Implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)", criado em 2005, foi implantado inicialmente na Ala A da Maternidade, local para onde são encaminhadas as gestantes que precisam fazer algum tratamento de saúde. Atualmente, o projeto funciona também no Centro de Parto Normal (CPN).

Segundo a professora, quando a gestante realiza todos os exames pré-natais e responde a alguns critérios, como o de estar grávida do primeiro filho e apresentar baixo risco de complicações durante o parto, ela pode ser assistida pelo projeto. O CPN dispõe de cinco leitos para esse tipo de assistência, e a média de atendimento é de 30 gestantes por mês.

Uma das vantagens desse procedimento, feito por enfermeiros e técnicos em Enfermagem, é a possibilidade da paciente poder levar um acompanhante. "No CPN ela entra com a família, alimenta-se, faz exercícios com uma bola especial, tem banho de água morna. Ela tem todo esse conforto, além de profissionais dedicados a elas", disse Lucimar Ramos.

Além desses benefícios, "a paciente fica numa cama mais aberta, o que permite posições mais cômodas para ela, e a criança é amamentada na primeira meia após o parto, ficando logo em contato pele a pele com a mãe", falou a professora, explicando ainda que esses procedimentos fazem parte da humanização do parto. Para melhorar a qualidade do serviço prestado, pretende em parceria com a equipe multidisciplinar ampliar o projeto para o Centro Obstétrico da referida Maternidade.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) permite um acompanhamento humanizada da mulher

Assistência sistematizada

A assistência sistematizada realizada na Ala A e no CPN da Maternidade Dona Evangelina Rosa é composta por cinco etapas. A primeira delas é a avaliação do histórico de enfermagem da paciente, o qual deve ser aplicado, preferencialmente em até 24horas após a internação. Em seguida, é feito um levantamento e identificação dos problemas da paciente, para os quais são elaborados um diagnóstico de enfermagem. A partir desse diagnóstico é realizado o último passo, que é o plano assistencial de cuidados.

De acordo com a professora, a sistematização da assistência é uma lei do Exercício Profissional do Enfermeiro através da Resolução COFEN nº 272/2002, e, por isso, deve ser cumprida. "O controle sistemático tem que ser cobrado para que todo enfermeiro faça um trabalho organizado, individualizado, e que tenha como resultado a melhoria de saúde da população", frisou a professora.

Lucimar Ramos considera a SAE como fundamental para o planejamento da Assistência de Enfermagem e que representa um avanço para a profissão, o caminho metodológico mais apropriado ao exercício do profissional de enfermagem no seu cotidiano. "A SAE como um instrumento metodológico favorece o cuidado melhorando as condições necessárias ao desempenho da prática profissional visando reduzir os altos índices de morbimortalidade materna e neonatal, finalizou a docente", finalizou.