Alunos do campus de Bom Jesus visitam assentamentos rurais

26/05/2011 11:06

Foi realizada no dia 21 de maio de 2011 uma visita dos alunos da Engenharia Florestal, Agronomia e Medicina Veterinária, do campus de Bom Jesus, à Escola Família Agrícola do Vale do Gurguéia (EFAVAG), à Comunidade Lagoa Grande e ao Assentamento Pé do Morro. Todos esses espaços são localizados no município de Cristino Castro- PI e as visitas foram organizadas a partir da disciplina de Extensão Rural, ministrada pelo Prof. Janailton Coutinho.

A viagem teve como objetivo realizar uma observação sistemática de uma lagoa localizada na comunidade Lagoa Grande e ainda em dois espaços localizados no entorno desta comunidade (EFAVAG e assentamento Pé do Morro). Nesta visita, também esteve presente o Colégio Agrícola de Bom Jesus e a Escola Municipal Marco Júlio apresentando o resultado de um trabalho com biojoias a partir das sementes da comunidade Gruta Bela de Bom Jesus.

Visita ao assentamento Pé do Morro, no município de Cristino Castro - PI

A primeira visita foi feita à EFAVAG, onde a Universidade e os demais participantes foram recepcionados com um café da manhã e uma dinâmica de apresentação. Logo após, seguiram para comunidade Lagoa Grande para conhecer de perto os problemas presentes na lagoa e na região.

Na visita à lagoa, constatou-se que, devido ao desmatamento das matas ciliares para fins agrícolas, a mesma está se tornando assoreada. Isto pode diminuir a quantidade de água, fazendo com que ela seque periodicamente na época da seca. É devido a essa situação que a comunidade pede apoio da universidade para tentar resolver esse problema.

Foto da Lagoa na comunidade Lagoa Grande em Cristino Castro - PI

No assentamento, foi realizada uma dinâmica com os assentados e a universidade para expor os problemas locais e apontar possíveis soluções. Dentre os problemas citados com maior frequência, estão a falta de assistência técnica, ausência de maquinários, escola no próprio assentamento, posto de saúde, pavimentação da rua e união entre os moradores. A dinâmica foi feita com base no conhecimento dos assentados buscando identificar seus conhecimentos sobre o tipo de solo, da vegetação (quais as árvores que ocorre com maior freqüência) e quais as culturas cultivadas.

Diante disso, percebeu-se que é necessário apoio das instituições locais para criar e desenvolver projetos que conservem a lagoa e promova melhorias estruturais nestes espaços. Isso pode ser feito também com parcerias de técnicos especializados e uma maior conscientização da população local.