Professores da UFPI elaboram plano de ação para o Alto Médio Gurguéia

26/05/2011 09:59

Durante as comemorações da III Festa do Mel de Cristino Castro-Piauí, que contou com o apoio da UFPI/CPCE, os professores Sinevaldo Moura (CPCE) e José Luís (CABJ) coordenaram a elaboração de uma carta de intenções para elaboração de um plano de ação para a região do Alto Médio Gurguéia.

Participaram da carta: Antônio Francisco de Carvalho Aragão, (FIEPI/(PROCOMPI), Zacarias Dias, ( prefeito municipal de Cristino Castro), José Oliveira (EMATER), Pe. Raimundo Nonato (Cáritas Diocesana Regional), Antônio da Silva (Secretário de Agricultura de Cristino Castro), além dos professores da UFPI/BomJesus, Sinevaldo Gonçalves de Moura (CPCE) e José Luís (CABJ), dentre outros.

No texto, cada instituição se compromete com ações responsáveis pela ação e possível prazo para a execução. Dentre as várias ações propostas, ficou sob a responsabilidade dos professores de apicultura da UFPI/CPCE realizar um diagnóstico da apicultura em toda a região do Alto Médio Gurguéia. Esse diagnóstico norteará as ações restantes que não foram possíveis de serem dimensionadas e será discutido e apresentado para todas as instituições que atuam na cadeia produtiva da apicultura no Estado.

Para Henrique Sobrinho, professor, apicultor e um dos organizadores do evento, "a III festa do mel foi bastante proveitosa, além do que, a elaboração da carta culminou no compromisso que cada instituição pode realizar a curto, médio e longo prazo".

Mais de 150 pessoas de toda a região do extremo sul do estado do Piauí, bem como de outras regiões, estiveram presentes, além de convidados, apicultores, estudantes da UFPI de Bom Jesus e a comunidade em geral.