Câmara dos Deputados aprova MP para criação da EBSERH

26/05/2011 08:49

Após algumas discussões sobre o texto que compõe a Medida Provisória 520, a qual cria a Empresa Brasileira e Serviços Hospitalares S.A., a Câmara dos Deputados aprovou ontem, 25, a referida MP. Após a aprovação pela Câmara, a medida segue em regime de urgência para apreciação no Senado, devendo ser votada até o dia 1º de junho deste ano.

O reitor Luiz de Sousa Santos Júnior acompanhou a votação e encontra-se otimista diante da proximidade de realização de concurso público para contratação de pessoal para integrar os quadros do Hospital Escola (HE) da UFPI. Isto se deve diante da afirmativa do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de que o HE da Universidade Federal do Piauí será o primeiro a ser contemplado com a contratação oriunda de concurso público. Luiz Júnior esteve reunido na última terça-feira, 24, com o ministro Alexandre Padilha em Brasília.

A aprovação da Medida Provisória permitirá que a UFPI realize concurso para a contratação dos 1.111 funcionários que irão trabalhar no Hospital Escola (HE) da instituição. Com a sua entrega para a população, o HE realizará mais de 23 mil consultas por mês no atendimento ambulatorial e ainda cerca de 1.400 cirurgias mensais. Vale ressaltar que o hospital contará com 213 leitos e mais 21 leitos de UTI, sendo 15 adultas e seis pediátricas, o que representa um acréscimo de mais de 30% de UTIs públicas de todo o estado.