NINTEC realiza capacitação para empresários do Nordeste

20/05/2011 17:48

Inovação. Esta é a palavra chave para os diversos setores da sociedade, principalmente para as empresas, que com o passar do tempo tem de se reciclar para acompanhar as mudanças vigentes, em especial as de caráter tecnológico. A partir desse pensamento, a UFPI, por meio do NINTEC, está realizando o curso CAPACITE- Capacitação em Inovação Tecnológica para Empresários do Nordeste.

Desenvolvido por algumas instituições federais do Nordeste, o projeto é destinado à capacitação de empresários. No entanto, este também se estende à comunidade acadêmica, como forma de estimular o desenvolvimento de discussões que envolvam a temática do empreendedorismo. Segundo a professora Dra. Maria Rita de Morais, coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC), além de ter um núcleo destinado ao estímulo de projetos de cunho inovador, nos últimos anos a UFPI tem investido bastante nesse tipo de evento.

O evento estará sendo realizado nos auditórios do CT e CCN

"Nosso intuito é fazer com que os pesquisadores se aproximem do meio empresarial, possibilitando uma maior aplicabilidade das pesquisas desenvolvidas pelo meio acadêmico", ressalta Maria Rita, acrescentando que a universidade tem investido em disciplinas que incentivam a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes. Para a coordenadora, o objetivo do curso é dar um enfoque a importância da Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica para o desenvolvimento do setor empresarial.

Carlos Moreira, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE, é um dos participantes do curso. Entendendo que as empresas devem estar atentas às mudanças, o consultor acredita que projetos como o CAPACITE são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora. "Infelizmente muitas pessoas ainda são bastante comodistas. Entretanto, a inovação é uma característica fundamental para o crescimento do Piauí, bem como de todo o país", enfatiza.

Professora Dra. Maria Rita, coordenadora do NINTEC

Já a aluna do curso de Engenharia de Produção da UFPI, Lícia Gonçalves, acredita que eventos que debatem questões referentes ao empreendedorismo são relevantes devido ao seu caráter complementar e enriquecedor. "Muita coisa que é falada durante esses eventos não são abordadas em sala, sendo que temas como a inovação são de grande importância para graduações como a minha", opina.

As aulas serão realizadas nas sextas-feiras, das 16h às 20h, e nos sábados, das 8h às 12h e de 14 às 18h, conforme o cronograma que segue:

Dia Data Local (UFPI)
Sexta-feira-             20/05/11-                   Auditório do CT