Curso de Zootecnia obtém nota 4 em avaliação do MEC

20/05/2011 12:00

O curso de Zootecnia do Campus Cinobelina Elvas, localizado na cidade de Bom Jesus, obteve nota 4 (numa escala que varia de 0 a 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Essa é a terceira graduação analisada no campus. Os cursos de Veterinária e Licenciatura em Ciências Biológicas foram avaliados e também foram conceituados com média 4 pelo MEC.

Dois avaliadores do Ministério da Educação, um da Universidade Federal de Espírito Santo e outro da Universidade Federal de Lavras (MG), estiveram no campus e analisaram as instalações do curso. Os avaliadores fizeram elogios ao programa de assistência estudantil oferecido pela UFPI e também parabenizaram pela estrutura do Restaurante Universitário, o qual oferece refeições de qualidade a um baixo custo para os alunos.

O diretor do Campus, professor Lindenberg Sarmento, atribui a nota a um conjunto de fatores. "Temos grande contribuição da administração superior, temos também a participação da administração local e como também o grande papel que vem sendo desempenhado pelos professores do curso", afirma o diretor.

Atualmente, a graduação é coordenada pelo professor doutor Carlo Aldovrandi. Para ele, a nota obtida na avaliação reflete um esforço conjunto da comunidade acadêmica. "O conceito é resultado da composição e qualificação do corpo docente,  além da relação desses com os alunos, os quais são bem preparados durante todo o curso e estavam cientes da importância da avaliação", relata o coordenador.

O curso de Zootecnia oferece diversos módulos de unidade produtiva, como a caprinocultura, ovinocultura, suinocultura, avicultura, apicultura, bovinocultura de leite e bovinocultura de corte, a qual está em fase de implantação da Fazenda Escola da UFPI. Outros projetos, como a fábrica de ração e a instalação do módulo didático produtivo de galinha caipira, estão sendo planejados para melhorar a qualidade de ensino e pesquisa.

O Campus de Bom Jesus conta hoje com cinco cursos superiores: Zootecnia, Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. Os cursos de Engenharia serão os próximos a serem avaliados pelo MEC. O curso de Zootecnia foi criado em 2006, sendo uma das ações de expansão da UFPI. A criação desse curso no Campus de Bom Jesus veio a atender uma forte demanda no Sul do Piauí, caracterizada como uma região voltada para o agronegócio.