Professora da UFPI apresenta documentário na Mostra Etnodoc no RJ

20/05/2011 08:24

A segunda edição da Mostra Etnodoc, edital de apoio à realização de documentários etnográficos sobre patrimônio cultural imaterial, será lançada no dia 20 de maio, às 18h, no Palácio do Catete no Rio de Janeiro.

Nesta edição, um dos projetos contemplados foi o documentário "As escravas da mãe de deus", dirigido por Áurea Pinheiro e Cássia Moura, com projeto inicial de Decleoma Lobato.

O documentário, já finalizado e que será exibido na mostra Etnodoc, tem como argumento a celebração em louvor a Nossa Senhora da Piedade, que ocorre em Igarapé do Lago, Amapá.

O centro da narrativa é a celebração: os fiéis, as crenças e os rituais. Há uma composição entre palavras, gestos e sons. A observação dos fiéis revela circunstâncias ritualísticas que comunicam uma paisagem visual e sonora. Há uma composição de sons originais das rezas, ladainhas, batuques e paisagem natural,a partir dos recursos da etnografia e da música.