Professora de Química participa de reunião do projeto CECAA na UNESP

17/05/2011 08:51

No período de 3 a 5 maio, a Profª. Dra. Mônica Regina Silva de Araújo, do Departamento de Química da UFPI/CCN, esteve em Araraquara-SP para uma reunião que discutiu o planejamento de execução do projeto "Rede Tematica CECAA - Prospecção de moléculas bioativas e estudo de variabilidade infra-específica em plantas e microrganismos endofíticos do Cerrado e Caatinga. Contribuição para o conhecimento e uso sustentável da biodiversidade brasileira".

O projeto, aprovado com financiamento integral pelo CNPq em R$ 2.000.000,00, conta com a união de esforços e experiência entre os Laboratórios da UNESP (IQ - NuBBE, FCF, FC), Instituto de Botânica - SMA/SP, UFMG (DATAPLAMT), UFC (LOE, LPN e CENAUREMN) e UFPI (Laboratório de Produtos Naturais, NTF-Laboratório de Pesquisa em Neuroquímica Experimental e BIOTEN). Para a UFPI, o recurso destinado será de R$ 281.201,34

O objetivo principal do projeto é estabelecer uma estratégia consistente, moderna e integrada para a documentação de acessos a espécies vegetais da FLORA brasileira, com foco nos biomas CERRADO e CAATINGA, incluindo localização dos indivíduos acessados (GPS), identificação a partir de dados morfo-anatômicos e genéticos (DNA-BARCODE), obtenção de perfil químico (RMN, EM, CLAE, CG) dos vários órgãos vegetais, avaliação de atividades biológicas em bateria de ensaios e armazenamento de extratos para ensaios futuros.

Adicionalmente, serão implementados estudos de variabilidade genética e química infra-específica, visando fornecer subsídios para a preservação de espécies e da seleção de matrizes para a exploração sustentável daquelas com potencial econômico.

Pesquisadores da UFPI diretamente envolvidos no Projeto:

Profª. Dra. Mariana Helena Chaves (Departamento de Química)
Profª. Dra. Mônica Regina Silva de Araújo (Departamento de Química)
Profª. Dra. Chistiane Mendes Feitosa (Departamento de Química)
Prof. Dr. Rivelilson Mendes de Freitas (Departamento de Bioquímica e Farmacologia)
Prof. Dr. Antonio Alberto Jorge Farias (Departamento de Biologia)