I Seminário Interfaces entre Etnicidade, Raça, Gênero e Religião

16/05/2011 16:00

O Departamento de Ciências Sociais - DIECS, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia - Ppgaarq, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam, de 18 a 20 de maio, o seminário: Interfaces entre Etnicidade, Raça, Gênero e Religião.

A coordenadora do seminário, a Profª. Dra. Verônica Cavalcante, do PPGAArq/UFPI, diz que o evento é uma oportunidade de estabelecer diálogo entre alunos da UFPI e de outras instituições sobre as questões de raça, etnicidade, gênero e religião. Importantes pesquisadores das temáticas estarão presentes, como a Profª. Drª. Teresinha Bernardo (PPGCS/PUC-SP), que no dia 18/05 falará sobre "Racismo como fenômeno social total" e a Profª. Drª. Maria José Carneiro - CPDA/RJ, que abordará "A problemática de gênero na teoria do campesinato".

O evento terá dois minicursos, a serem ministrados nas salas de aula do CCHL: A problemática de gênero na teoria do campesinato, com a profa. Drª. Maria José Carneiro - CPDA/RJ; e Metodologias Participativas: práticas e implicações no campo, a ser ministrado pela Profª. Ms. Isis Maria Cunha Lustosa - Doutoranda em Geografia -IESA-UFG.

O Seminário também tem espaço para apresentação de trabalhos sobre Etnia, Gênero e Religião. Os interessados devem entrar em contato através do telefone 3237 2152 ou pelo email: etnicidade.ufpi@hotmail.com

O seminário acontecerá no auditório do CCE e CCHL. A programação completa pode ser encontrada nesse link. E as inscrições podem ser feitas por este link.