UFPI firma parceria com SESAPI para criação de Centro Oncológico no HU

16/05/2011 12:44

Buscando apoio para a implantação de um centro de atendimento oncológico no Hospital Escola da Universidade Federal do Piauí, o reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, reuniu-se com a secretária de saúde do Estado, Lilian Martins, na manhã desta segunda-feira (16). O professor Edílson Carvalho, Diretor Clínico do Hospital, e Ernane Maia, Superintendente de Assistência a Saúde, também estiveram presentes na reunião que discutiu a importância da abertura do Hospital Escola.

Reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, secretária de Saúde do Piauí, Lilian Martins, Edilson Carvalho, Diretor Clínico do Hospital Escola

O projeto para a criação do Centro de Oncologia, o qual já foi enviado ao Ministério da Saúde, inclui atendimento clínico, além de espaço para quimioterapia e radioterapia. Segundo o reitor, esse projeto atenderá uma necessidade do Piauí. "O volume de pessoas que precisa de atendimento oncológico no Piauí é muito grande. Somente no ano passado, houve uma média de 2500 casos de câncer no estado. A cada 1000 casos, o Ministério da Saúde autoriza a criação de uma unidade de atendimento, ou seja, a implantação desses laboratórios é de extrema importância", comentou Luiz Santos Júnior durante o encontro.

Com a possibilidade de assistência e tratamento para os casos oncológicos, o Hospital Universitário formará também novos recursos humanos. "Precisamos ter o ciclo completo para a formação de recursos humanos. Com esses laboratórios, a universidade poderá formar alunos capacitados, inclusive à nível de pós-graduação", disse o reitor.

Na semana passada, a UFPI firmou parceria com a Prefeitura e a Fundação Municipal de Saúde para a implantação do Centro de Oncologia. Com o encontro desta manhã, Luiz Santos conseguiu o apoio da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), através da secretária Lilian Martins, a qual considerou a ideia do projeto necessária para a melhoria do atedimento da população. "É uma grande ideia e que vai melhorar o acesso da população à saúde", relatou a secretária, que destacou ainda que é importante dar oportunidade de vagas para os pacientes.

Em relação a esse atendimento, o reitor da UFPI e o Diretor Clínico Edilson Carvalho asseguraram que ele será priorizado, pois a própria estrutura do Hospital propiciará isso, com 54 consultórios, além de 213 leitos, 10 salas cirúrgicas e 21 leitos de UTI.

Secretaria de Saúde e UFPI selam parceria para o Hospital Universitário