Alunos do curso de Enfermagem da UFPI ministram curso de extensão

13/05/2011 18:39

Alunos do sétimo período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí  apresentam o curso de Extensão Tendas Gerenciais II durante o 7º Congresso Piauiense de Enfermagem que encerra amanhã, no Rio Poty Hotel. O curso de Extensão é uma atividade da disciplina de Administração em Enfermagem e tem como objetivo disseminar a gestão por competências em Enfermagem.

"Este ano é a segunda vez que realizamos o projeto de Extensão em congressos de Enfermagem. A nossa intenção é trabalhar, com uma nova ótica, as ações gerenciais e capacidades individuais exercidas pelos profissionais da enfermagem. O que os nossos alunos estão fazendo não são palestras, e, sim, apresentações das 15 competências gerenciais da Enfermagem através de práticas integrativas", explica a professora Dra. Elaine Moura, coordenadora do Curso de Extensão e professora da disciplina Administração em Enfermagem. Segundo, a professora os participantes do curso de extensão que tenham assistido a 70% das apresentações ganharam um certificado de 30 horas.

O trabalho do profissional de enfermagem é norteado por 15 competências gerenciais. A competência é a capacidade de mobilizar, integrar e transferir conhecimento, recursos e habilidades num contexto profissional determinado.

"Cada competência é formada por três categorias: Conhecimento, Habilidade e Atitude, que chamamos de CHA", esclarece a professora Elaine Moura. Na apresentação da turma, as 15 competências foram divididas em seis grupos que tem a tarefa de trabalhar de forma lúdica e interativa o CHA de cada competência. "Cada grupo é responsável por criar uma estratégia de apresentação para trabalhar o CHA das competências e o resultado é que ele vivencia as 15 competências", afirma Moura.

Para apresentar as competências Trabalho em Equipe e Negociação, o grupo da estudante Luanna Castro fez uma analogia com o futebol. "Estas competências destacam a importância de se trabalhar em equipe e dos desafios de negociar no cotidiano para obter resultados positivos. E como futebol tem tudo a ver com trabalho em equipe, montamos dois times: um de enfermeiros e outro de técnicos de enfermagem, que respondiam a um questionário. Quem acertava as respostas avançava", comenta a estudante.

De acordo com a estudante Denise Freitas o ponto alto das apresentações foi o envolvimento do público. "Trabalhamos as competências ‘Criatividade, Foco no Cliente e Compromisso' através de dinâmica com o corpo humano. Dividimos o corpo em CHAs e estimulamos a participação do público com perguntas. Também contamos com depoimentos do público durante as apresentações e foi bem interessante. No final, fomos avaliados por quem nos assistiu. É sempre bom ter este feedback do público", diz Denise.

A estudante Diana Santos resume bem a importância do curso de extensão para estudantes e profissionais de enfermagem. "O trabalho do enfermeiro envolve as competências e seus CHAs e com o curso de extensão expusemos ao público as responsabilidades e habilidades de atenção ao paciente baseado nas atitudes e competências", defende Diana.

A professora Dra. Lidya Nogueira, coordenadora do Mestrado em Enfermagem, diz o que o curso é um sucesso. "Mostra o esforço dos alunos para disseminar o conhecimento no evento regional. A participação dos alunos permite que eles tenham ambiência para repassar as competências gerenciais aprendidas em sala de aula. Fico feliz com o resultado e o momento mostra que a UFPI faz a diferença", elogia a professora.