Comitiva da UFPI se reúne com Prefeito de Teresina para parcerias

12/05/2011 16:58

Reitor da UFPI, professor Dr. Luiz Jr, em reunião com prefeito de Teresina, Elmano Ferrer.

Na manhã desta quinta-feira (12), uma comitiva da Universidade Federal do Piauí, composta pelo reitor Luiz de Sousa Santos Junior e pelos professores Francisco Monteiro, Prefeito Universitário, pela Pró-Reitora de Extensão Glória Moura e pelo diretor do Centro de Educação à Distância da UFPI, se reuniram com o Prefeito de Teresina, Elmano Ferrer para firmar parcerias.

Na oportunidade, o reitor Luiz Jr propôs ao Prefeito de Teresina parceria para elaboração de projeto de criação de cursos de graduação à distância suprindo a necessidade de qualificação da população. "O projeto inicial contemplaria quatro pólos, um em cada região da cidade para aumentar a formação de recursos humanos qualificado para a cidade", destacou o reitor.

O professor Gildásio Guedes, diretor do Centro de Educação de Teresina, afirma que "Teresina precisa dos cursos de EaD para os bairros mais distantes, pois é muito comum a presença de estudantes naturais de Teresina que vão para os pólos no interior. Nos pólos de Monsenhor Gil e Água Branca, o número de estudantes da capital chega a ser 70% do total de alunos".

Projetos na área de Saúde

Outro objetivo da visita da comitiva da UFPI à Prefeitura foi buscar apoio da Secretaria Municipal de Saúde para o projeto de uma Clínica de Oncologia, que terá espaço para a quimioterapia e radioterapia no Hospital Escola da UFPI. Edilson Carvalho, diretor do Hospital Escola, expôs a necessidade da clínica de Oncologia. "O Piauí precisa de mais um centro de atendimento oncológico, pois só em 2010 tivemos 2500 novos casos de câncer no Estado e a cada 1000 novos casos o Ministério da Saúde autoriza a criação de um novo serviço de atendimento". Segundo o reitor Luiz Junior, "O Hospital Escola da UFPI será um espaço não só para dar assistência a sociedade, mas também para contribuir com a formação de recurso humano qualificado".

Projetos de Extensão e o atendimento à comunidade

A Universidade Federal do Piauí possui atualmente 98 cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento. Visando estender a comunidade pobre da capital os benefícios proporcionados por estes cursos, o reitor Luiz Junior propôs, junto com a Prefeitura de Teresina, a implantação de cursos de extensão na periferia da cidade. "A Universidade está à disposição para atender as demandas da periferia com os nossos projetos de extensão, e se para determinada situação não tivermos um projeto pronto a Prefeitura pode nos encomendar, pois teremos um prazer em dar a nossa contribuição", afirma o reitor.

O prefeito de Teresina Elmano Ferrer elogiou a iniciativa da universidade. "A UFPI é um centro de excelência e com os cursos de extensão os estudantes irão conhecer mais a cidade onde vivem; onde será o seu campo de trabalho", argumenta o prefeito.

Infraestrutura

Duas solicitações foram também levadas à Prefeitura, a primeira diz respeito ao recapiamento do asfalto de duas vias, Av. Nossa Senhora de Fátima e Av. Raul Lopes, principais vias de acesso à universidade. A segunda solicitação é a mediação do prefeito para que as linhas de ônibus passem pelo Setor de Esportes da universidade. "O recapiamento dessas vias melhoraria o acesso à UFPI, como também seria um benefício para a sociedade", enfatiza o reitor. Enquanto o serviço regular das linhas de ônibus pelo Setor de Esportes traria mais segurança aos alunos.