XIV Congresso Nordestino de Neurocirugia irá abordar o Neurointensivismo

11/05/2011 15:11

O Neurointensivismo, área recente da Terapia Intensiva, será um dos temas abordados nos cursos no XIV Congresso Nordestino de Neurocirurgia, que acontecerá entre os dias 15 a 18 de junho, no Rio Poty Hotel, em Teresina.

O Intensivista atende a pacientes neurológicos clínicos e cirúrgicos desde sua admissão na UTI. As lesões neurológicas, em sua maioria, se referem a processos isquêmicos, hemorrágicos ou tumorais, e promovem alterações que refletem danos neuronais, levando a desordens posturais e de movimento globais.

"Contemplamos essa área por ser inovadora e recente. Essa é uma das grandes novidades que vamos trazer que beneficiará profissionais das mais diversas áreas que tenham interesse em conhecer mais sobre esse tema", explica Benjamim Pessoa Vale, presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia.

O curso abordará vários tópicos sobre o Neurointensivismo, falando desde tratamentos possíveis até o delicado tema da morte encefálica e suas controvérsias.

Outro pioneirismo do evento será a abordagem do tema "A Responsabilidade Social da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia". Essa é a primeira vez que um evento sobre neurocirurgia aborda um assunto tão delicado.

"Escolhemos esse tema e somos pioneiros nisso porque acreditamos que toda a sociedade deve se engajar com essa bandeira da responsabilidade social. Nós tratamos com assuntos delicados, como a morte encefálica e sem o diagnóstico da mesma não existe doação de órgãos. Acho muito salutar essa discussão, não só por sermos profissionais da saúde, mas por sermos cidadãos", lembra Benjamim, que também é organizador do evento.

Podem participar do congresso profissionais e estudantes. As inscrições podem ser feitas pelo site http://snnc.com.br/inscricao