UFPI concorre a bolsas de programa Licenciaturas Internacionais CAPES

06/05/2011 17:21

A Universidade Federal do Piauí está concorrendo a bolsas para o intercâmbio de estudantes de graduação, na modalidade graduação sanduíche, do Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES e Universidade de Coimbra, Portugal. O programa é uma iniciativa da CAPES e da Universidade de Coimbra, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), e tem como objetivo melhorar o ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores.

Para concorrer às bolsas, as universidades participantes deveriam inscrever até cincos projetos de caráter institucional multidisciplinar ou disciplinas de cursos de licenciatura da instituição. A UFPI está concorrendo com três projetos através dos departamentos de Letras, Música e Artes e Educação Física. Cada projeto tem sete alunos inscritos, 21 no total, que, casos selecionados, passarão 24 meses estudando na Universidade de Coimbra.

Segundo o edital, a CAPES apoiará até 30 projetos totalizando 210 estudantes. A bolsa oferecida cobrirá seguro saúde e auxílio instalação (pagos em uma única vez, no Brasil), passagem aérea em classe econômica e ajuda de custo mensal de € 600,00 euros. O programa prevê também o pagamento de passagens e diárias para o deslocamento anual de membro da equipe do projeto com o objetivo de facilitar a integração dos alunos à nova cultura universitária.

O resultado dos projetos vencedores sairá em junho e a mobilidade internacional inicia-se em setembro de 2011.