UFPI lança editais dos Programas de Iniciação Científica

06/05/2011 16:28

Na manhã de hoje (6), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) lançou os editais do PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica), PIBIC-AF (Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas) e PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). O evento ocorreu no auditório Afonso Sena do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Campus Ministro Petrônio Portella.

Durante o lançamento, o profº Doutor Sérgio Henrique Leal, coordenador do PIBITI, apresentou aos docentes as propostas dos programas de iniciação científica o processo de inscrição dos projetos. Além disso, o coordenador ressaltou várias mudanças que ocorreram nos editais para o biênio 2011-2012. Uma delas se refere à entrega da frequência dos bolsistas, que antes era feita na PRPPG.

Desde abril, a folha mensal de frequência do bolsista é feita eletronicamente pelo próprio orientador no sítio eletrônico do programa até o dia cinco (5) de cada mês. "Entre os dias 6 e 10, essa frequência pode ser preenchida online apresentando uma justificativa. Após essa data, o orientador deve se direcionar a coordenadoria responsável pelo programa e apresentar uma justificativa escrita", disse o professor Sérgio Henrique.  Caso haja pendências, a bolsa é suspensa até que a ausência da documentação seja esclarecida.

Outra alteração é em relação ao resumo expandindo apresentado no seminário anual de iniciação científica. O resumo será de autoria do bolsista e do orientador, sendo aceito apenas um limite máximo de dois co-autores (graduando ou pós-graduando) que tenham efetivamente participado do trabalho. Já a figura do co-orientador não será admitida.

O coordenador do PIBITI também ressaltou a importância das iniciativas de pesquisa científica para a sociedade. "As pesquisas levam conhecimento científico para o mercado, além de formar recursos humanos qualificados para a própria academia", frisou o professor Sérgio Henrique.

Essa também é a opinião da professora Drª Jacionira Coelho Silva, do curso de Arqueologia e Conservação da Arte Rupestre, uma das docentes presentes no lançamento. "Muitas pesquisas em Arqueologia estavam limitadas à NAP- UFPI (Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia), mas com a criação do curso e a consequente participação em projetos de pesquisa, há o fomento para a formação de pesquisadores e desenvolvimento da área", destacou Jacionira.

Só no ano passado, foram oferecidas 370 bolsas PIBIC, 21 PIBIC - AF e 30 bolsas PIBITI.  As inscrições para os programas de iniciação científica podem ser feitas entre os dias 05 e 31 de maio de 2011, através do link  www.ic.ufpi.br. Já a submissão das propostas de projetos deve ser feita até as 24 horas (horário de Teresina) da data limite de submissão. Porém, o sistema eletrônico receberá as propostas com uma margem de tolerância, encerrando às 24 horas do dia posterior à data limite de submissão.

Mais informações nos editais:

PIBIC

PIBITI