UFPI amplia sistema elétrico com a construção de seis novas subestações

05/05/2011 10:01

Nos últimos quatro anos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) ampliou o número de vagas e cursos ofertados no campus Ministro Petrônio Portella, localizado em Teresina. Devido a essa expansão, a instituição tem realizado reformas referentes à estrutura física, bem como a construção de novos prédios e laboratórios, com o intuito de atender melhor os novos alunos que ingressam a cada ano.

Um dos importantes pontos dessa ampliação se refere ao reforço do sistema elétrico da universidade, o que irá contribuir para evitar as oscilações e queda do sistema elétrico da universidade. Somente no campus de Teresina estão sendo construídas seis novas subestações elétricas, e as que já existem terão suas potências acrescidas. Há mais de 30 anos o sistema elétrico não passava por uma reforma desse tipo.

UFPI adquire novos aparelhos para melhorar o sistema elétrico

O engenheiro eletricista da Prefeitura Universitária (PREUNI), Francisco Rodrigues, que coordena toda a reforma do sistema elétrico, explicou que o antigo sistema não suportava mais a grande demanda da instituição. "A universidade cresceu muito e as subestações não estavam suportando o consumo de energia atual, o que ocasionava as oscilações de energia que podem resultar na danificação de equipamentos e assim prejuízos à UFPI".

Há cerca de dois meses foi iniciada a implementação desse novo sistema elétrico. Para a reforma ser posta em prática, é necessária a interrupção no fornecimento de energia na universidade, por isso os procedimentos estão sendo feitos aos domingos para evitar que alunos e professores sejam prejudicados. "Já estamos na fase de conclusão dessa reforma, na qual todos os cabos de alta tensão, sistema de disjuntores e chaves estão sendo substituídos, assim como o reaperto das conexões elétricas, que muitas vezes causam queda de tensão. Toda a comunidade acadêmica irá receber um novo sistema mais moderno e que atenderá a demanda", conclui Francisco Rodrigues.

Reforma da rede elétrica faz parte da ampliação da UFPI

O reitor Luiz de Sousa Santos Júnior explica que a melhoria do sistema elétrico no campus Ministro Petrônio Portella é apenas o início de um projeto que se estenderá ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) e ao campus de Parnaíba, Ministro Reis Veloso. "Essa obra trará um benefício a longo prazo para a comunidade acadêmica pois o novo sistema elétrico visa preparar a UFPI para o futuro, tendo em vista a ampliação da universidade", ressaltou o reitor.