Abertas inscrições para bolsas de estudo na Alemanha

04/05/2011 15:02

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, DAAD em alemão, abriu inscrições para bolsas de estudos para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Hochschulwinterkurs) na Alemanha. O programa em parceira com universidades alemãs tem duração de quatro a seis semanas e acontecerá em janeiro e fevereiro de 2012. Os interessados podem candidatar-se as bolsas até 14 de junho de 2011.

O programa destina-se a estudantes universitários, com nível intermediário de conhecimento do alemão (certificado do teste OnDaF), e que queiram aperfeiçoar o idioma. Para concorrer a uma das bolsas é necessário ser brasileiro, estar matriculado em um curso de graduação (sexto período concluído até o fim de 2011) ou de mestrado, ter média igual ou superior a 8. É preciso ainda escrever uma carta de motivação em alemão.

Os cursos deverão ser realizados em Colônia, Düsseldorf, Essen, Freiburg e Leipzig. O valor total da bolsa é 2.625 euros com a qual o aluno custeará as despesas do curso, alojamento, passagem aérea e alimentação. O DAAD custeia o seguro-saúde.

Na edição 2011 do Hochschul winterkurs foram selecionados 120 estudantes. As bolsas foram destinadas a 62 estudantes mulheres e a 58 homens. As cinco áreas mais presentes foram direito (26), letras (19), engenharia (9), filosofia (9) e medicina (7).

O edital com as informações detalhadas estão na página on-line do DAAD (http://rio.daad.de/shared/graduacao.htm#winterkurs).

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 300 milhões de euros e mais de 57 mil fomentados (alemães e estrangeiros) anualmente.