Palestra sobre estudos pré-clínicos e banco de células-tronco animais

04/05/2011 14:29

A Profa. Dra. Maria Angélica Miglino - USP, Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Terapia Celular (INCTC) fará uma apresentação sobre as pesquisas recentes no estudo das células-tronco em animais, proferindo a palestra intitulada: "Centro de estudos pré-clínicos e banco de células-tronco animais", no dia 6 de maio, sexta feira, no auditório do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias.

A palestra constitui parte da programação da disciplina "Biologia do desenvolvimento e células-tronco em modelos animais", ofertada pelos programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e em Biotecnologia (RENORBIO), em curso desde segunda-feira, dia 02. A programação de palestras na disciplina é coordenada pela Profa. Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho, com a colaboração do Prof. Dr. Flávio Ribeiro Alves e o Dr. Napoleão Argolo, além da participação de professores convidados da UFPI e da Universidade Federal de Campina Grande (Paraíba).

"A disciplina aborda temas relacionados à morfogênese animal, características gerais e fontes das células-tronco embrionárias e adultas, assim como seus métodos de cultivo, caracterização, plasticidade, biossegurança e preceitos éticos. Além disso, serão apresentados avanços referentes ao potencial terapêutico das células-tronco mesenquimais de medula óssea em estudos pré-clínicos", informa a professora Acelina.