UFPI organiza curso sobre Educação Integral no Programa Mais Educação

03/05/2011 16:17

Repensar a escola é a proposta que reuniu profissionais da educação na abertura do curso "Educação Integral no Programa Mais Educação: integração da comunidade no espaço escolar". A solenidade ocorreu na manhã de hoje (3) no auditório do Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

O curso foi planejado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), através da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação - Seduc - e a Secretaria Municipal de Educação - Semec - de Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos.

O evento é destinado a 450 coordenadores pedagógicos e diretores da rede municipal e estadual onde o Programa Mais Educação funciona. Esses educadores estão divididos em dois períodos de execução do curso: de segunda-feira (3) a sexta-feira (6) dessa semana, e na próxima etapa, que segue entre os dias 10 e 13 de maio de 2011.

Coordenadores pedagógicos e diretores da rede estadual e municipal de ensino participam do curso de extensão

A Pró-Reitora de Extensão, professora Drª Maria da Glória Carvalho Moura, ressalta que desde 2010 a UFPI está inserida na rede nacional de formação continuada no Ministério de Educação e Cultura (MEC). "Fomos convidados a elaborar o projeto de formação dos professores e pessoas envolvidas na escola com o Programa Mais Educação", destacou.

No ano passado, a UFPI já havia realizado outras duas formações. "Nos primeiros momentos trabalhamos para começar a entender o que é educação integrada, agora vamos ter resultados mais satisfatórios, envolvendo as pessoas que lidam com projeto pedagógico", frisou a Pró-Reitora de Extensão.

Para coordenadora estadual do Programa Mais Educação, Rejane Freitas, o curso tem o objetivo de fazer com que as escolas repensem as suas propostas pedagógicas, inserindo o Programa Mais Educação, que é uma estratégia condutora de educação integral. "Esse curso é mais amplo porque abordamos desde a história da educação integral, as concepções, a natureza do programa, os objetivos, como também desenvolvemos oficinas, nas quais trabalhamos com macrocampos de acompanhamento pedagógico", destacou.

Os macrocampos contemplam as áreas de Matemática, Letramento, História e Geografia, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cultura e Arte, Esporte e Lazer. Além dessas, há oficinas temáticas sobre prevenção e promoção da saúde e a organização do trabalho pedagógico, cultura digital e educomunicação.

Marta Medeiros, Diretora da UNEA, Leônia Eulálio, formadora do Seduc, Maria da Glória Carvalho, Pró-Reitora de Extensão, ao lado do secretário de Educação e Cultura Átila Lira

O secretário estadual de Educação e Cultura Átila Lira também esteve presente no evento e falou sobre a Educação Integral no Piauí. "A proposta é uma que trabalhe com aumento de jornada de aula, mas com visão de educação integral. O desafio são as várias formas de trabalhar as escolas, não só com o conteúdo, mas toda a relação com o mundo em que vivem", disse Átila Lira.