UFPI faz entrega de kits odontológicos para alunos cotistas

03/05/2011 13:49

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), realizou a entrega de kits odontológicos para alunos cotistas e em situação de vulnerabilidade social na manhã desta terça-feira (3).

Receberam os kits os alunos do 5º período do curso de Odontologia, Rafaela Marques e Urias Vasconcelos. Ainda serão beneficiados, no total, 34 alunos para o próximo ano.

Para o reitor Luiz de Sousa Santos Junior, os kits odontológicos são muito importantes para o acompanhamento e assistência estudantil aos estudantes carentes, mas principalmente aos cotistas.

"É com grande alegria que nós fazemos a entrega desses kits, que certamente irão contribuir para um melhor aproveitamento dos alunos em suas aulas práticas. A UFPI mostra com isso que busca continuamente dar apoio para que o ensino, pesquisa e pós-graduação sejam fortalecidos", destacou o reitor.

Para a estudante Rafaela Marques, essa iniciativa foi importante para ajudar os alunos que entram por meio de cotas. "O curso é considerado caro e os alunos cotistas já são carentes e não têm condição de comprar o material, e agora, temos mais incentivo para nossa formação", disse Rafaela.

O estudante Urias Vasconcelos disse que já havia pensando em desistir do curso e que, desde o 4º período, precisava de material emprestado de outros colegas. "Só tenho a agradecer à universidade pelo investimento e agora teremos maior prazer em participar das aulas", falou.

Nesse semestre, foram considerados aptos a receber os kits cinco alunos. Cada kit teve o valor de R$ 2.453,75 e será usado por outros alunos dos períodos posteriores. Cada kit contém 41 itens que incluem tesouras, alicates, forceps de vários tamanhos, um articulador facial semi-ajustável, bandejas de inox, moldeiras, pinça, entre outros.

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Nadir Nogueira, afirmou que está feliz por finalmente ter acontecido essa entrega, como forma de apoio e estímulo aos alunos que mais precisam.

A coordenadora do curso de Odontologia, Simone Sousa Barros, lembrou que o uso de instrumentos pode limitar o acesso do aluno mais carente. "Através da concessão dos kits, os alunos poderão ter condições de participar das aulas práticas com maior aprendizado", disse.

O reitor Luiz Júnior frisou que os programas e incentivos que a Universidade oferece fazem parte de uma política da administração superior e pediu ainda que os alunos tenham zelo pelo material, que servirá para outros estudantes nas mesmas condições.

Também acompanharam a entrega dos kits pró-reitores e funcionários do Serviço Odontológico da PRAEC - SEOD.