Departamento de Enfermagem realiza Projeto Cuidando do Recém-Nascido

02/05/2011 10:04

Realizado desde o ano de 2006, o Projeto Cuidando do Recém-Nascido consiste em prestar assistência às mães que dão à luz a bebês prematuros, através de atividades educativas, esclarecendo as dúvidas que são frequentes.

O projeto foi uma iniciativa da Profª Silvana Santiago da Rocha, do Departamento de Enfermagem da UFPI, e funciona na Maternidade Evangelina Rosa, onde os alunos do curso realizam aulas práticas na disciplina Saúde da Criança e estágios.

O projeto, realizado na Ala D da Maternidade, unidade especial Canguru, é divido em três etapas. Na primeira, os bebês prematuros ficam internados na UTI e, após um período de tratamento de saúde, a mãe começa o contato com o bebê.

Na segunda etapa, a criança sai da UTI e vai para a Unidade Canguru, onde permanece estável, mas precisa ganhar peso. É onde acontece o contato pele-a-pele entre a mãe e o bebê. Quando a criança chega aos 1,7kg, recebe alta do método. Na terceira fase, a criança recebe acompanhamento no ambulatório.

Método Canguru: a mãe aquece o bebê no peito

O Projeto funciona exatamente na segunda etapa, onde os estudantes e estagiários ensinam a técnica do aleitamento materno, como dar banho e fazem o acompanhamento de peso da criança.

"Através dessas atividades, preparamos as mães para os cuidados com o bebê para contribuir na diminuição da mortalidade neonatal", explicou a Profª Silvana. De acordo com a professora, o período de tempo do tratamento varia de acordo com o caso.

Professora Silvana com alunos do curso de Enfermagem nas atividades educativas

UFPI participa de Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal

No período de 28 a 30 de abril de 2011, a ABENFO/PI realizou o I Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal do Nordeste (I EEONNE) e o V Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal do Piauí (V ENONEPI).

O evento contou com 553 inscrições e com a apresentação de 106 trabalhos dos alunos do curso de Enfermagem da UFPI, parceira do evento através do Departamento de Enfermagem.

No Encontro, foram discutidas as formas de melhoria do ensino e da assistência ao trinômio mãe-filho-família de forma humanizada, com enfermeiras obstetras, neonatologistas, docentes e discentes de Enfermagem, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da saúde.