Acadêmicos de Medicina Veterinária debatem bem-estar animal

29/04/2011 17:30

Alunos do nono semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus), realizaram palestras no Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ) e na Escola Família Agrícola Vale do Gurguéia (EFAVAG), no município de Cristino Castro. O tema abordado foi Bem-Estar animal, sob coordenação da profª Lilian S. Catenacci.

O evento realizado no CABJ teve a participação dos alunos do Ensino Médio e na EFAVAG o grupo contou com a presença dos alunos técnicos em agropecuária. No total 87 alunos foram capacitados.

Com a palestra "Manejo racional na vacinação de bovinos" os graduandos da universidade Celio Silva, Tayron Pannunzio e Valmir Lira, mostraram para os futuros técnicos em agropecuária a importância do papel deles como divulgador e executor de atitudes diferenciadas durante o manejo dos animais de produção. O objetivo da atividade é maximizar a produtividade dos animais sem perder o foco no bem-estar.

Logo em seguida foi ministrada a palestra de "Bem-estar em animais de companhia", com as discentes Jaknea Leal e Denise Cerqueira. Nesta atividade, os alunos discutiram sobre os cuidados especiais e práticas rotineiras dos animais de companhia baseado no comportamento de cada espécie, alertando sobre a posse responsável, além de dicas valiosas de manejo para melhorar a qualidade de vida dos animais.

"Foi um dia muito interessante, levar temas importantes como bem-estar dos animais para discutir com a comunidade nos faz refletir sobre os nossos atos frente aos animais que nos rodeiam, além de despertar nas pessoas o desejo de olhar e tratar os animais com respeito merecido. Foi bastante gratificante para minha vida pessoal" destacou o aluno Tairon Pannunzio.