Alunos do Campus de Bom Jesus visitam pontos turísticos em Currais no Piauí

29/04/2011 17:12

Alunos do sétimo período do curso de Engenharia Florestal do Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus), da Universidade Federal do Piauí, junto com a professora Lilian Silva Catenacci visitaram a cidade de Currais, localizada a 640 km de Teresina, para atividades extra classe. O motivo da visita técnica é auxiliar na elaboração de um aplano ecoturístico da região do Sul do Piauí. O grupo foi recepcionado pela secretária de cultura da cidade e pelo prefeito.

Os alunos visitaram o Arco da Pedra, Igreja de Nossa Senhora Aparecida da Luz, Comunidade de Parábatins e Agrovila, e visita ao Rio Uruçuí Preto, principais pontos turísticos da cidade que possui mais de 4 mil habitantes.

De acordo com os alunos Wanderson Araújo de Sousa e Adriano Saraiva Aguiar, o Arco da Pedra possui uma formação vegetal de Mata de Galeria, com pedregulhos oriundos do intemperismo das rochas, e por isso, necessita de equipamentos de segurança. O lugar possui uma exuberância de formações rochosas, que enche aos olhos dos visitantes. O grupo observou uma rocha de grande tamanho, com enorme perfuração no seu interior, em formato de "Arco" - daí o nome do lugar.

O Arco da Pedra é uma área particular, sendo uma herança de família e a Prefeitura Municipal intervém oferecendo auxílio aos proprietários através da colocação de placas, abertura de trilhas, enfatizando o valor que esse patrimônio oferece à cidade de Currais.

Logo em seguida o grupo visitou o local da aparição de uma santa no tronco da palmeira "buriti", numa região de brejo. Ela foi chamada de Nossa Senhora Aparecida da Luz, e, como relata a população é responsável por fazer milagres nos moradores locais e nas comunidades circunvizinhas. Há uma igreja construída próximo ao local onde a Santa foi avistada, para que os devotos possam fazer suas orações e participar de missas, celebrando a existência da mesma e de milagres realizados por ela.

Em seguida o grupo seguiu para as comunidades Parábatins e Agrovila, que são simples e aconchegantes. Na comunidade Agrovila está o Rio Uruçuí Preto, responsável por fornecer alimento a toda população com peixe, além de ajudar na produção de legumes através das vazantes. O Rio possui esse nome por estar localizada nas redondezas de Uruçui e possuir coloração escura durante todo o ano, além do mesmo possui grande exuberância e extensão.

A região em que a cidade de Currais está localizada no geral proporciona aos visitantes diversões, conhecimentos, ecoturismo e rapel, com potencial para se tornarem em parque municipal ou RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), necessitando apenas de um investimento estrutural e logístico. Será enviado um relatório à Prefeitura com as principais sugestões advindas dos alunos de Engenharia Florestal para o plano ecoturístico.